
O drama vivido pela família da jovem candelariense Natália Neto, que está retida nos Estados Unidos como imigrante ilegal, parece estar chegando ao fim. Na manhã desta sexta-feira (30), ela foi autorizada a deixar o abrigo. O tio da garota, Felipe Neto, a buscou no abrigo, em Chicago, e já está retornando para Houston, no Texas, onde mora há cerca de 20 anos. Após a viagem de 1,7 mil quilômetros, Natália vai ficar na casa dos familiares, aguardando o desenrolar do processo de deportação voluntária.
Nesta semana, a família encaminhou uma documentação extensa,para que o tio de Natália, se tornasse o responsável legal por Natália. Na companhia dos familiares, Natália já fez uma chamada de vídeo com os pais, que estão ansiosos pelo retorno da filha ao Brasil. O pai da jovem, Marcelo Neto, disse que é uma conquista muito importante ter tirado Natália do abrigo. “Temos que comemorar, mas precisamos estar conscientes que ainda tem um processo pela frente. Eu quero a Nati aqui no Brasil”, afirmou.
O processo de deportação dura em torno de quatro semanas. Até que tudo se resolva, Natália vai ficar na casa do tio, que tem cidadania americana. Outra preocupação da família em relação ao retorno da garota é o fato de que ela completa 18 anos daqui a seis meses, o que pode ser um fator complicador, já que as leis nos Estados Unidos são diferentes.