Hospital Candelária recebe novos equipamentos

0
Hospital Candelária. Arquivo/JC

O Hospital Candelária já é referência em atendimentos oftalmológicos de média complexidade na região. Isso porque na última semana, o hospital passou a intensificar os procedimentos com a chegada de novos equipamentos no bloco cirúrgico. Somente no sábado (25) foram realizadas cinco cirurgias de catarata e na segunda-feira (27), 10 cirurgias. A partir da próxima semana, 10 procedimentos serão realizados em todas as quartas-feiras. “É um passo importante não só para o município de Candelária, mas para toda a região, pois o atendimento agora fica mais próximo da população que precisava se deslocar para outros municípios. É um procedimento rápido e sem internação, que até então não era realizado aqui. São os médicos que agendam as cirurgias. Através dos exames chega-se à um diagnóstico que determina se os pacientes necessitam de intervenção cirúrgica. Vem pessoas de diversos municípios. É um volume muito grande de atendimentos por dia”, destaca o administrador do Hospital, Aristides Feistler.

O administrador conta que já vinha sendo feito pequenos procedimentos cirúrgicos oftalmológicos. “Com essa inserção de mais serviços, estamos proporcionando um melhor conforto para as pessoas. Muitos tinham que ir à Faxinal do Soturno e quase sempre posavam para retornar no outro dia”, conta. As consultas e exames em geral são feitos no ambulatório da RGA Clínica de Oftalmologia, e os procedimentos cirúrgicos, quando necessários, são realizados no Hospital. Dentre os principais serviços que já são prestados além das cirurgias de cataratas, estão a tonometria, topografia corneana, checkup estrabismo, mapeamento de retina, dentre outros. O Hospital Candelária dispõe do espaço necessário para os atendimentos bem como a equipe de profissionais, entre eles – seis médicos oftalmologistas – fornecida pela empresa RGA.

Conforme Aristides, os equipamentos oftalmológicos recebidos para o bloco cirúrgico, são importados e de última geração. “Também chegaram materiais, como as bandejas cirúrgicas, onde estão os instrumentais cirúrgicos necessários, como é o caso das canetas que fazem procedimentos no campo ocular. Para se ter ideia, cada uma custa R$ 25 mil. A tecnologia é de primeiro mundo. Estamos utilizando aqui o que se usa na Europa”, explica.

A estimativa, segundo o administrador, é fazer no mínimo 40 cirurgias de catarata em geral ao mês. Além destes, o Hospital faz diversos pequenos tipos de procedimentos oftalmológicos em geral, que somando gira em torno de 150 ao mês. Esses equipamentos já tinham sido adquiridos pela própria clínica, para o ambulatório e bloco cirúrgico. No total custou cerca de R$ 1,5 milhão. A ideia era estar prestando todos esses atendimentos desde maio deste ano, mas demorou um pouco mais em razão da burocracia pelo deslocamento dos equipamentos que vieram dos Estados Unidos. “O nosso bloco cirúrgico agora está completo. Temos todos os equipamentos necessários. Estamos evoluindo, pensando no bem-estar e conforto da população, com o objetivo de unificar e simplificar para cada vez mais diminuir a fila de espera. ”, enfatiza.

O município passa a atender então os municípios de Venâncio Aires, Vale do Sol, Herveiras, Pantano Grande, Rio Pardo, Gramado Xavier e Mato Leitão, ficando assim responsável por 50,13% da população da região, considerando índices populacionais de cada município.

Mil consultas

O município atende cerca de mil consultas por mês nesta área. Quando os profissionais da clínica RGA diagnosticam que há necessidade de procedimento cirúrgico, os pacientes já são referenciados para a realização desses procedimentos. Então é feito o agendamento e já é programado o procedimento cirúrgico, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Além do SUS, a clínica possui parcerias para atender através dos planos de saúde, como o IPE Saúde e Unimed.

Todos os quantitativos informados na reportagem são de atendimentos através do SUS, sendo que mais de 90% deles são pelo Sistema. As pessoas que tiverem plano de saúde podem entrar em contato com a clínica, ou fazer um contato através do telefone (51) 3743-1060 para agendar.

Mais exames novos

Além disso, o Hospital está trabalhando há algumas semanas com outros novos exames, como o Endoscopia Digestiva Alta, que é o principal exame utilizado para identificar o câncer de estômago e a Colonoscopia, que é um exame que ajuda na descoberta do câncer de intestino. O administrador revela que a instituição de saúde está procurando habilitar os atendimentos através do SUS. “Por enquanto estamos fazendo de forma particular pelo consórcio público de saúde Cisvale e o IPE Saúde, em todas as quintas-feiras. Temos uma parceria com um médico-cirurgião especialista para fazer esses exames. A ideia é fazer esses exames não só para Candelária, mas também para outros municípios, como Vale do Sol, Cerro Branco, Novo Cabrais, entre outros”, afirma.

O agendamento deve ser feito através do hospital, no telefone 3743-1511, com Carina. A procura ainda é pequena, pois é novidade e a população ainda não sabe que o Hospital já oferece estes outros serviços. “O pessoal continua se deslocando para outros municípios para fazer estes exames sem necessidade”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui