
Reunir os amigos, a família e os vizinhos, seja para confraternizar, ou apenas para colocar o papo em dia, tem sido um hábito pouco comum nos dias de hoje. No entanto, uma data muito especial para os moradores de Candelária, busca fortalecer os laços de amizade entre as pessoas vizinhas e ir de encontro a perspectiva antes relatada: o Dia do Vizinho, comemorado sempre no terceiro domingo do mês de agosto.
A data, celebrada desde 1989 no município já é uma tradição para inúmeras famílias e vizinhos. Neste ano, não poderia ser diferente. Ao todo, 12 participantes, entre ruas e localidades irão realizar brincadeiras, almoços e atividades para unir a comunidade e festejar. Oito delas serão feitas na cidade, enquanto que o restante ocorre no interior do município.
FESTIVIDADES
Entre as ruas que irão realizar a festividade neste ano, a Castro Alves está engajada com a data. Estão previstas atividades desde sábado (17), quando será feita uma feijoada com ingredientes arrecadados com cada família participante.
Já no domingo (18), várias ações estão previstas. Pela manhã será promovida uma roda de chimarrão seguido por um churrasco coletivo, em que cada família também será responsável por levar um pedaço de carne, um prato de salada e refrigerante. Pela tarde, a programação prevê um café especial com cucas e bolos. Já pela noite, as famílias se reunirão para para escutar músicas e aproveitar o momento.
Para uma das organizadoras da festividade na rua Castro Alves, Jésquer da Rosa, a atividade é uma boa oportunidade de rever os amigos. “ Boas conversas, boa companhia e comida boa, teremos tudo que precisamos para celebrar esta data”, destaca.
São esperadas cerca de 50 pessoas para a atividade.
Outra localidade que vai comemorar a data, é a Vila Botucaraí, que desde o ano de 2016 não realiza atividades em alusão ao Dia do Vizinho no município. Estão sendo preparados um almoço para reunir as famílias da comunidade e também uma tarde de brincadeiras com bingo e música.
Um dos organizadores da festa, Matheus Heatinger, ressalta que a o objetivo da celebração na localidade, é resgatar algo que não era realizado fazia algum tempo na região. “Esse almoço no dia do vizinho é bem tradicional aqui na localidade, então a ideia é integrar o pessoal, se divertir e confraternizar”, relata.
A festa é realizada pelo Grupo Juventude União Botucaraí, o grupo de mulheres Guerreiras do Vale e a diretoria da Associação de Moradores e são esperadas entre 80 e 100 pessoas.
O Dia do Vizinho é organizado pela secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, que dá todo o apoio e estrutura necessários para que as festas sejam feitas.
Fique por dentro
Confira as ruas onde haverá a comemoração:
>> Rua Arnaldo Jacobi
>> Rua Olavo Bilac
>> Rua Reineles Ritzel
>> Rua Roberto Kochenborger (em frente ao bar da Nira)
>> Rua Castro Alves (próximo a Madeireira Ellwanger)
>> Rua da Alegria
>> Vila Botucaraí (próximo à Associação de Moradores)
>> Comunidade Linha Travessão
>> Linha Facão
>> Comunidade Sesmaria do Pinhal
>> Localidade de Rebentona
>> Travessão Schoenfeldt