Seminário vai debater roteiros turísticos rurais

O Aqueduto é um dos cinco empreendimentos que compõem a Rota Caminho dos Tropeiros, em Candelária

0
Os participantes vão iniciar o trajeto no Aqueduto, saindo de ônibus em direção ao Engenho de Serra. Foto: Arquivo/JC

Considerada uma das riquezas – quase esquecidas – de Candelária, a Rota Caminho dos Tropeiros será um dos assuntos debatidos no Seminário de Gastronomia e Turismo, promovido pela empresa Viva Turismo Tchê. O evento vai acontecer na próxima quarta-feira (3), na Câmara de Vereadores, a partir das 13h. A entrada é gratuita e toda a comunidade está convidada a participar. São esperadas pelo menos 150 pessoas e tem como público-alvo alunos de gastronomia e turismo e agricultores.

Com o tema “Rotas gaúchas, conversação sobre turismo e gastronomia rural”, o seminário tem como objetivo fomentar a valorização e a visitação das cidades e propriedades do interior do Estado. “Só se fala em ir para fora do Rio Grande do Sul. E quando se fala em turismo aqui, só é lembrado da Serra e do Litoral. Mas existem diversos lugares a serem revelados fora desses polos”, comentou a coordenadora de planejamento de eventos da Viva Turismo Tchê, Cibele Silva.

Além da explanação sobre o turismo rural em Candelária, rotas de municípios de diversas regiões do Estado serão apresentadas. Cibele explicou que o seminário terá duas linhas de pensamento. Uma delas será voltada à educação turística, no sentido de informar ao público que existem pontos turísticos praticamente inexplorados. “São propriedades lindíssimas, que proporcionam um fim de semana com esporte, gastronomia, pontos históricos”, relatou.

A outra ideia a ser passada no seminário é voltada à conscientização das famílias que tem potencial de se tornar um empreendimento turístico. “É difícil de o agricultor entender que não precisa sair do campo pra viver bem. É possível explorar a propriedade de diversas formas, não só com o plantio de tabaco”, afirmou. Por isso, rotas turísticas rurais mais consolidadas vão fazer relatos de como começaram, quem os ajudou e o que precisa para dar certo.

Saiba mais:

>> Um dos principais objetivos do Seminário de Gastronomia e Turismo é alavancar as rotas turísticas rurais e ampliar a procura por essa modalidade de turismo, valorizando o que é do interior do Estado. As rotas serão apresentadas no Seminário de Gastronomia e turismo, pelas famílias que as integram, utilizando material gráfico, audiovisual, produtos para degustação entre outras coisas. Veja quais são:
>> Rota Caminho das Flores, Cores e Sabores, de Ipiranga do Sul
>> Caminho da Forqueta, de Arroio do Meio
>> Delícias da Colônia, que passa por Estrela, Colinas e Imigrante
>> Rota do Bergamasco, de Carlos Barbosa
>> Rota Verdes Vales/Sítio do Buraco Fundo, de Vale Verde
>> Rota Germânica, de Santa Cruz do Sul
>> Caminho dos Moinhos, que passa por Arvorezinha, Ilópolis, Anta Gorda e Putinga
>> Rota Caminho dos Tropeiros, de Candelária

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui