
Desde o último dia 5, Candelária possui locais adequados para o descarte dos mais diversos materiais. São os “Ecopontos de Coleta”, implantados em estabelecimentos comerciais dos mais variados ramos como supermercados, farmácias, borracharias, além da estação rodoviária e espaços da administração municipal. A iniciativa é uma parte muito importante do “Ambienta Candelária”.
Conforme o material de divulgação, a iniciativa visa a conscientização da comunidade sobre a importância da reciclagem e separação correta dos resíduos. Os ecopontos são identificados por meio de Wind Banners e cartazes, formados pelo logo da campanha “Ambienta Candelária”, a figura de um dinossauro e as informações sobre os materiais aceitos no respectivo local.
Para orientar a população, a sinalização tem sido posicionada em frente aos estabelecimentos. Na ausência dele, cartazes estão fixados nas vitrines.
Em entrevista recente ao JC, o diretor do Departamento de Meio Ambiente (Dema) da Prefeitura, Albino Gewehr, destacou que a organização é a chave para funcionamento do sistema. Após a população depositar os materiais nos locais de coleta, uma empresa privada fará o recolhimento e os levará para a reciclagem em Cachoeira do Sul.
A última etapa consiste, então, no envio para Santa Maria, onde os resíduos serão depositados em uma vala hermética. Essa estrutura é basicamente constituída por concreto e completamente isolada para a impedir a entrada de ar e a poluição do solo. É importante ressaltar que o município não possui custos com o transporte, pois foi firmada uma parceria.
Devido ao alto poder de poluição dos seus componentes, as lâmpadas, pilhas, baterias, pneus e remédios, por exemplo, são enquadrados como lixos especiais e devem ser colocados nos locais indicados. Os resíduos eletroeletrônicos como televisores, rádios, telefones e computadores, por sua vez, devem ser destinados ao próprio Dema e às secretarias municipais de Turismo, Cultura e Esporte e Transportes, Obras Públicas e Trânsito. Máquinas de lavar, fogões, roupas, geladeiras, liquidificadores em condições de uso devem ser encaminhados ao Gabinete da Primeira-dama.

Roteiros pelo interior
Com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), comunidades escolares e lideranças comunitárias, foi organizada uma agenda para coleta de eletroeletrônicos pelo interior. Na última segunda-feira (10), a equipe do Ambienta Candelária esteve nas localidades de Linha Palmeira e Bom Retiro. Já ontem (13), o mutirão passou pela Escola Percílio Joaquim da Silveira, na Vila Fátima. Ainda neste mês, estão previstas as passagens pelo Ginásio da Vila União, no dia 19, às 9 horas, e no dia 27, mesmo horário, no Ginásio do Travessão Schoenfeldt. Posteriormente, serão divulgados os mutirões de julho, que ainda estão sendo formatados.
Confira onde estão instalados os Ecopontos, conforme relação informada pela prefeitura:
>> Eletrônicos e Elétricos
Departamento de Meio Ambiente/Prefeitura
Setor de Compras/ Almoxarifado
Secretarias Municipais da Agricultura e Obras
Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte
Centro Público Social da Amândio Silva
>> Pilhas, baterias, eletrônicos, lâmpadas LED
Supermercado Imec
Rede Super
Mercado Wollmann
Semal Marion
>> Lâmpadas LED, fluorescentes e comuns:
Eletrotec
Redemac Kottwitz
>> Pneus usados – Borracharias
Butzke Pneus
Borracharia Sentinela
>> Medicamentos, pilhas e baterias
Estação Rodoviária
>> Geladeiras, maquinas de lavar, sofás, liquidificadores e fogões utilizáveis
Gabinete da Primeira-dama
>> Medicamentos (Farmácias)
Sanar
São João
Nosso lar
Preço Popular
Do Glênio
São João (Praça)
Agafarma
Drogacentro
Associadas
Confiança
Municipal
Dos aposentados
Farmabel
Da Sandra
Vide bula
>> Comércio – pilhas e baterias
Varejão Oba Oba
Padaria Cantinho Doce
Ekoluz
Mercado Moura
Mercado Confiança
Mercado Volmer
Mercado Glaser
Casa da Ferragem
Mercado Portela
Sacolão Verde
Só da Roça
Liga Feminina de Combate ao Câncer
GG Tech