A Receita Federal vai liberar, a partir das 9 horas desta segunda-feira (10), o acesso à consulta do primeiro lote de restituições do imposto de renda (IR) pessoa física de 2019. Na semana seguinte, dia 17, deverá ser realizado o crédito bancário. Serão pagos R$ 5,1 bilhões para mais de 2,5 milhões de contribuintes. O valor recebe correções de acordo com a taxa básica de juros (Selic), mas não é alterado ao cair na conta. Nesta etapa, idosos acima de 60 anos e portadores de doenças graves ou de alguma deficiência física/mental terão prioridade.
Como conferir
Para saber se a declaração foi liberada neste primeiro lote, o contribuinte precisará acessar o site da Receita Federal ou então ligar para o Receitafone (146). Na página, será possível conferir informações como o extrato da declaração e checar se existe algum tipo de inconsistência identificadas pelo órgão durante o processamento dos dados. Caso isso aconteça, você poderá avaliar os equívocos apontados e fazer a retificação necessária.
De acordo com o calendário divulgado pela Receita, os próximos lotes da restituição serão disponibilizados nos dias 15 de julho, 15 de agosto, 16 de setembro, 15 de outubro, 18 de novembro e, finalmente, em 16 de dezembro de 2019.
Não recebi o pagamento. E agora?
Caso você tenha direito a receber os valores correspondentes e não houve o crédito, deve procurar uma agência do Banco do Brasil ou contatar a Central de Atendimento por meio do 0800-729-0001 (interior) ou 4004-0001, se morar na capital. Para os deficientes auditivos, há um telefone especial e exclusivo, cujo número é o 0800-729-0008.