22 eleitores estão com os títulos cancelados no município

As pendências com Justiça Eleitoral acarretam em uma série de problemas ao cidadão

0
Foto: Divulgação/JC

Alguns candelarienses ou que possuem domicílio eleitoral no município se ausentaram nas três últimas eleições e tiveram seus títulos cancelados. De acordo com informações do Cartório da 13° Zona Eleitoral, 22 eleitores precisam regularizar a situação na Justiça Eleitoral. O prazo para justificar as faltas terminou no último dia 6.

Em todo o país e inclusive no exterior foram cancelados um total de 2.486.495 títulos de eleitores, estando a maior parte de suspensões concentradas no sudeste do país. Na região sul, o número de cancelamentos foi de 292.656.

Quem está com as pendências eleitorais vai ter de pagar uma multa no valor de R$ 3,51 por turno faltante. Na sequência, estará habilitado para fazer a regularização da sua situação no cartório eleitoral mais próximo. É importante levar documento de identificação oficial original com foto, comprovante de residência e o título cancelado, caso ainda o possua. O eleitor ficará impedido de realizar o procedimento apenas se for constatada algum tipo de prestação de contas de campanha e perda ou suspensão dos direitos políticos, por exemplo.

Consequências

O cancelamento do título pode causar muitos problemas ao eleitor. Se ele não resolver as pendências, pode ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, bem como contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.

Além disso, a irregularidade pode gerar dificuldades para inscrição, participação e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino ou fiscalizado pelo governo, e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado, entre outros impedimentos.

Se você está nessa situação, deve procurar imediatamente o Cartório Eleitoral de Candelária, localizado na Avenida Marechal Deodoro, 432, junto ao prédio da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui