
No início da noite desse domingo (26), a empresária candelariense Ana Paula Costa dos Santos, a Ana Biju, viveu momentos de terror durante um assalto. Por volta das 18h, ela estava viajando a São Paulo, como fazia há 17 anos, quando o ônibus foi atacado por criminosos, em Tijucas do Sul, região metropolitana de Curitiba, no Paraná. Os assaltantes atiraram no motorista e agrediram passageiros. Além de Ana, mais 77 pessoas integravam uma excursão composta por três ônibus. O local já é conhecido como uma região de assaltos, pois não tem sinal de celular.
Os assaltantes estavam a bordo de três carros quando abordaram a excursão: um Hyundai Tucson, um Hyundai i30 e um Volkswagen Fox. Informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) dão conta de que a ação dos bandidos foi muito violenta, tanto que dispararam tiros dentro dos ônibus. “Achei que ia morrer”, relatou Ana. Segundo ela, a sensação era de muito medo, pois os criminosos agrediam e ameaçavam os passageiros. As vítimas são de diversas cidades do Rio Grande do Sul, que estavam indo a São Paulo para fazer compras.
Ana explicou que, além de manter as lojas na cidade, está trabalhando como guia de turismo para uma empresa, levando passageiros, principalmente empresários, para São Paulo. A viagem iniciou no domingo de manhã, sendo que os três ônibus eram acompanhados por uma escola armada, que, conforme Ana, era justamente para evitar episódios como esse. No entanto, eles conseguiram impedir a escolta e interceptar a via ateando fogo em um carro. Em seguida, renderam os profissionais da escolta e atiraram nos ônibus.
Dois bandidos entraram no veículo em que Ana estava. Um deles acertou um tiro na costela do motorista e o outro seguiu para o fundo do ônibus. A empresária estava sentada no último banco e, segundo ela, logo percebeu o assalto e tratou de esconder a maior parte do dinheiro que levava consigo. “Pediram meu dinheiro, eu entreguei, mas atiraram na porta do banheiro, em direção aos vidros e ao teto. Eles bateram em todo mundo, chute, soco, tapa no rosto das mulheres”, relembrou. De Ana, os bandidos levaram R$ 700,00, todos os documentos e cartões. “Teve gente que entregou tudo que tinha”, disse.
Após saquearem as vítimas, os bandidos fugiram em direção a Santa Catarina. No caminho, deixaram Hyundai Tucson e incendiaram ela, para atrapalhar qualquer tipo de perseguição. Um Fiat Palio foi roubado na rodovia. A PRF fez buscas, mas não encontrou os suspeitos. A excursão seguiu até São Paulo, onde ficaram em um Shopping até o ônibus estar em condições de retornar ao Rio Grande do Sul. De acordo com Ana, ela deve chegar em casa até a noite desta terça (28).
Todo este episódio cinematográfico acontece (freqüentemente) e a polícia não vê nada.
Mas, saem às ruas a caçar cidadãos que devem ao governo – estes eles acham!