O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) sofreu um novo e duro golpe em Candelária. Após as saídas de Márcio Gomes, Alan Wagner e do casal Lauro e Jussara Mainardi, outro importante nome optou por buscar novos caminhos políticos. Trata-se do produtor rural Odilo Bernardy, após quase 39 anos filiado ao partido. Ele é pai do atual presidente da Câmara, Daniel Bernardy (PDT).
Em entrevista ao JC, Odilo alegou que a decisão foi motivada por uma desmobilização do grupo, o que acarretou uma crescente falta de diálogo entre o diretório local e os filiados. Além disso, não era convidado a contribuir no debate de temas de interesse da sigla. O que teria corroborado ainda mais para o descontentamento foi uma recente manifestação do presidente do partido, Cristiano Becker, que o colocou como pré-candidato a prefeito. Não havia autorização para tal anúncio, pois sequer ocorreram conversas nesse sentido.
Sendo assim, a comunicação verbal foi feita há cerca de duas semanas. A entrega do requerimento de desfiliação partidária, ato que encerrou uma trajetória iniciada ainda no município de Estrela Velha, ocorreu na tarde dessa terça-feira (30), no Cartório Eleitoral de Candelária. Odilo garante que fez a escolha justamente pela ausência de perspectivas futuras no MDB e não houve qualquer rixa entre as partes envolvidas.
Destino deve ser o Progressistas
O produtor rural comentou que recebeu convites de outros partidos nos últimos tempos e analisou as filosofias de trabalho de cada um deles. Após esse processo, escolheu o Progressistas. Se nada mudar, o anúncio oficial deve acontecer no próximo dia 18, quando será realizada a convenção municipal do partido.
Entre os motivos elencados, está o projeto que visa a constituição de uma base fortalecida para as eleições municipais de 2020. Sobre o assunto, Odilo falou abertamente e disse que se coloca à disposição da sigla para uma eventual pré-candidatura a prefeito. O político comentou a sua chegada ao Progressistas: “Meus principais lemas são a qualidade e a honestidade, pontos que considero fundamentais para quem está ou deseja ingressar na política. São sinônimos de algo bem feito e a filosofia de trabalho do partido vai ao encontro do que penso”, definiu Odilo.
Odilo Bernardy foi vereador em Estrela Velha na legislatura 1997-2000, sendo que ocupou a presidência da câmara da referida cidade em 1999. No mesmo município, foi secretário municipal de Obras, de 2000 a 2002 e de Administração, entre meados de 2002 e o fim de 2004. No ano seguinte, em 2005, a família Bernardy se mudou para o interior de Candelária, na localidade do Pinheiro, para fortalecer os negócios na agricultura. Atualmente, a família Bernardy é a maior produtora de soja do município.