
Os mais de 15 anos dedicados à preservação e atualização constante da paleontologia local serão, enfim, reconhecidos. A partir das 19 horas desta segunda-feira (29), o bancário aposentado Belarmino Steffanello,71 anos, será homenageado em sessão solene na Câmara de Vereadores. Ele receberá o título de Cidadão Candelariense, cuja indicação é de autoria do vereador Marco Antônio Larger. A sessão será aberta ao público.
Belarmino teve importante papel na constituição do Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues, tanto que esse foi o seu principal objetivo quando se mudou para cá – ele nasceu em Estrela Velha. Em parceria com o curador do espaço cultural, Carlos Rodrigues, ele chegou a investir até recursos próprios para ir atrás dos fósseis existentes em Candelária e região. Com o passar dos anos, o acervo cresceu e assim permanece, pois Belarmino segue as escavações e manuseia cuidadosamente os achados em sua casa, pois o museu encontra-se fechado.
O conhecimento adquirido foi fundamental para o trabalho, feito de forma totalmente voluntária. Sobre o título que receberá, Belarmino afirmou: “Não sei se sou merecedor de tamanha honraria, mas acredito que devo ter feito algo muito importante. Acredito que temos o dever de fazer algo em benefício de todos, sem pensarmos apenas em nós mesmos, tampouco se receberemos ou não uma remuneração”, finalizou. No JC da próxima sexta-feira (3), você confere a entrevista completa. Não perca!