Primeiro Seminário da Mulher Candelariense lota a Câmara

Evento contou com a presença de palestrantes que são referências no tema "Violência contra a Mulher"

0
Comunidade compareceu em peso e esteve presente ao longo da tarde de quinta-feira (25). Fotos: Marcel Lovato/JC

Com o tema “Construção de gênero e enfrentamento à violência contra a mulher”, o plenário da Câmara de Vereadores sediou, ao longo da tarde dessa quinta-feira (25), o 1° Seminário da Mulher Candelariense. Aberto para toda a comunidade, o evento foi idealizado pela vereadora Cristina Rohde (PSDB) e contou com o apoio dos demais membros do Poder Legislativo. Houve também intensa divulgação nos veículos de comunicação do município. Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade candelariense lotaram as dependências.

Assim que o público foi recepcionado, iniciaram as palestras, com o pronunciamento da vereadora Cristina. A parlamentar destacou que o principal objetivo da iniciativa é discutir as práticas de violência contra as mulheres, disseminar informações sobre os canais de denúncia e apresentar o panorama regional referente ao tema. Além disso, a realização do seminário se justifica por conta do elevados índices de violência no município.

Ciclo de três fases

Na sequência, a delegada responsável pela Delegacia da Mulher e de Santa Cruz do Sul, Lisandra de Castro Carvalho, afirmou que a violência possui três ciclos: a discussão, a agressão propriamente dita e a “reconciliação”. Ela considera necessário se desvencilhar desse círculo vicioso, assim como acabar com a banalização dos atos agressivos. Caso contrário, os problemas vão prosseguir. “A sociedade tem de entender que não é normal um empurrão, puxão de cabelo ou um tapa. Os responsáveis precisam ser punidos e, para isso, as vítimas devem dizer o que está acontecendo”, salientou Lisandra.A delegada destacou ainda que a Delegacia da Mulher é a primeira política pública de apoio ao universo feminino. Mesmo que uma cidade não possua, a união dos esforços se faz necessária para evitar até mesmo tragédias.

A partir desse ponto de vista, a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre e tenente-coronel da Brigada Militar, Nádia Gerhard, destacou o trabalho desenvolvido por entidades como Cras e Creas no auxílio às mulheres, assim como sublinhou a importância de haver uma estrutura completa nos municípios para o melhor atendimento dos casos.

Empoderamento

Assim como a palestrante anterior, Nádia fez um discurso forte de empoderamento feminino. “É fundamental que nós mulheres estejamos cada vez mais envolvidas em todos os setores sociais e possamos pleitear posições de destaque. Quanto mais longe conseguirmos chegar, melhor seremos capazes de entender uma às outras e defender os nossos direitos”, afirmou . A deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência, Zilá Breitenbach (PSDB) abordou o trabalho desenvolvido na Assembleia Legislativa.

A secretária municipal de Assistência Social, Marta Emmel, exaltou a relevância do evento, pois foi uma oportunidade para os participantes ampliarem os horizontes, o que pode levar ao maior engajamento na defesa das mulheres. “A presença de convidadas com significativas experiências no tratamento do tema tornou o evento ainda mais relevante”, reforçou Marta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui