Organização da 9° Chococande apresenta o balanço financeiro

A receita das vendas novamente superou a faixa dos R$ 32 mil reais, porém foi ligeiramente menor que os registros do ano passado

0
Mulheres receberam quantias que variam entre R$ 265,35 e R$ 530,70. Fotos: Marcel Lovato/JC

O último ato da Chococande 2019 aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). Como acontece todos os anos, foi realizada a prestação de contas do evento.  Inicialmente, a secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Marta Emmel, destacou que todas fizeram um excelente trabalho e devem sair de cabeça erguida, pois mesmo com uma equipe menor, o engajamento permaneceu e contribuiu para um bom balanço financeiro.

Outro relevante ponto mencionado foi a presença de uma especialista da Nestlé, marca utilizada para a fabricação dos chocolates. Ela orientou as participantes a respeito do manuseio correto dos produtos para que o acabamento fosse o melhor possível.  O presidente do STR, Juarez Cândido, também exaltou a participação das mulheres rurais. Ele disse, ainda, que a Chococande tem tudo para ficar ainda melhor.

A coordenadora do grupo de mulheres, Damaris Moraes, se emocionou ao falar da relação de respeito e cumplicidade da equipe, o que foi fundamental para o sucesso das atividades. “Quero parabenizar a todas pelo trabalho, pois a contribuição de cada uma fez a diferença. Anualmente, queremos alcançarmos marcas ainda melhores”, afirmou.

Antes da divulgação do balanço, o prefeito Paulo Butzge ressaltou que a Chococande está em constante processo de evolução. “É claro que aconteceram alguns problemas, mas esses pequenos percalços servem para aprimorarmos o evento para as próximas edições. A iniciativa precisa ser enaltecida porque hoje Candelária é conhecida como a “Gramado da região”, na época da Páscoa.  O chefe do Executivo fez um agradecimento especial às mulheres que fabricaram os produtos e ao STR pela parceria.

A Chococande em números

  • 64 mulheres participantes, divididas em cinco grupos;
  • Produção dos chocolates na Cozinha Comunitária do Ewaldo Prass: 15/03 a 18/04;
  • Comercialização nas ruas e na Casa de Cultura Marco Mallmann: 27/03 a 20/04;
  • 500 kg de chocolate utilizados;
  • 120 kg de açúcar
  • 75 kg de amendoim
  • 169 latas de leite condensado
  • 48 caixas de creme de leite
  • 12.931 unidades fabricadas;
  • 11.933 comercializadas;
  • 998 sobras;
  • 2171 horas trabalhadas 
  • R$ 14,74 por hora
  • Receita final de vendas: R$ 32.003,05*

Embora positiva, a renda ficou ligeiramente abaixo do registrado no ano passado, quando o total chegou a R$ 32.383,35.

O valor que cada participante receberá dependerá da quantidade de horas trabalhadas. Segundo a organização, a contabilidade levou em conta os registros das respectivas assinaturas nos dias de produção. A entrega do dinheiro foi feita no encerramento do balanço, em envelopes lacrados. Quem esteve presente assinou o recebimento. Confira abaixo os ganhos financeiros, de acordo com o envolvimento no projeto:

  • 39 mulheres trabalharam 36 horas: R$ 530,70
  • 07 mulheres trabalharam 35 horas: R$ 515,95
  • 02 mulheres trabalharam 34 horas: R$ 501,20
  • 03 mulheres trabalharam 32 horas: R$ 471,70
  • 08 mulheres trabalharam 29 horas: R$ 427,50
  • 03 mulheres trabalharam 28 horas: R$ 412,75
  • 01 mulher trabalhou 24 horas: R$ 353,80
  • 01 mulher trabalhou 18 horas: R$ 265,35

E as sobras?

Segundo a secretária Marta, foi acordado entre as partes envolvidas a doação das 998 unidades para entidades do município como a Casa Lar, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e o Centro de Convivência de Assistência Social (Cecoas). A divisão será igualitária. Todavia, outras instituições poderão ser beneficiadas, de acordo com as sugestões das mulheres.  Uma parte dos produtos restantes serviu de presente para as palestrantes do Primeiro Seminário da Mulher Candelariense, ocorrido na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (25).

Sugestões

As principais sugestões de mudança para o ano que vem foram a padronização — tanto na cor quanto nos demais detalhes — das camisetas utilizadas pelas mulheres, a fim de facilitar a identificação do público, além da ampliação do horário de atendimento no período de vendas na Casa de Cultura Marco Mallmann. Nesse sentido, as participantes consideraram ideal a abertura ao meio-dia.

Registro dos resultados

O livro com o balanço completo foi disponibilizado para a consulta no decorrer do evento. Quem estiver interessada em conferi-lo posteriormente pode procurar a secretaria de Assistência Social e Habitação (Smash), na Rua Pinheiro Machado, esquina com a Avenida Marechal Deodoro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui