Primeira etapa da obra na Câmara deve ser concluída em janeiro

0
Cerca de 45% das obras de ampliação e reforma do prédio da Câmara de Vereadores estão concluídas. (Foto: Matheus Haetinger/JC)

A Câmara de Vereadores de Candelária está totalmente irreconhecível. Quem passa pelo local não percebe mais a movimentação de vereadores e assessores, mas sim de operários que trabalham desde o dia 10 de setembro para entregar a refor-ma e ampliação do prédio. A expectativa é que até o início de janeiro de 2019, a primeira etapa da obra seja entregue. Enquanto segue a construção no local, os gabinetes dos vereadores e as sessões estão improvisados em outros lugares.

A primeira etapa da obra compreende melhorias internas nas salas de atendimento ao público, no setor administrativo e nos gabinetes oficiais, além da realização de adaptação de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiências e a melhoria na estrutura do telhado. Além da reforma, a etapa inicial prevê a ampliação do prédio e a realocação de salas e gabinetes, o que vai oferecer mais espaço.

Além da comodidade aos funcionários e vereadores e mudança no visual na sede do legislativo, a obra prevê melhorias na rede elétrica e instalação de um provedor para aumentar a segurança na rede de internet. “Nós tínhamos apenas uma rede elétrica que foi esticada para todo o prédio, que até causou avaria em alguns equipamentos. Agora vamos passar a ter três redes em toda a Casa”, comenta o presidente da Câmara de Vereadores, Marco Antônio Larger (Progressistas).

Além da nova e moderna fachada, prédio terá mudanças na entrada principal. (Foto: Divulgação/JC)

Conforme Larger, a última grande obra foi realizada há mais de 25 anos. “Era imprescindível essa reforma no prédio. Nós tínhamos na nossa cabeça uma bomba, que a qualquer momento poderia causar um dano, assim como aconteceu no museu do Rio de Janeiro. A sobrecarga da rede de energia elétrica era demais e estava ultrapassada. Nós tínhamos sete vereadores, depois nove e agora são 13. Além disso, são 33 pessoas que frequentam diariamente o local”, comenta o presidente.

A primeira etapa da obra terá custo total de R$ 345.317,15, incluindo mão de obra e material. A empresa que está realizando as melhorias no prédio da Câmara de Vereadores é a Voladri Construções Ltda, de Butiá. Na segunda etapa da reforma e ampliação, está prevista a melhoria nos gabinetes dos vereadores situados na parte da frente do prédio, que não serão mexidos nesta primeira fase. Nestes, serão feitas as trocas das divisórias e pisos. A segunda etapa está programada para ser feita no decorrer do próximo ano.

PLENÁRIO

O plenário da Câmara de Vereadores também vai mudar na fase posterior.  Hoje, os vereadores ficam de costas para o público. Com o novo layout, os vereadores serão realocados em duas mesas, cinco em cada lado em formato de meia-lua, nas duas paredes laterais. Assim eles ficarão frente a frente, poderão enxergar bem o público e também a mesa diretora, que permanecerá no mesmo local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui