Entenda como os programas Terra Forte e Milho 100% vão beneficiar agricultores de Candelária

Duas iniciativas do governo estadual vão beneficiar produtores candelarienses

0
Objetivo é promover a recuperação socioeconômica e ambiental de propriedades afetadas por eventos climáticos extremos Foto: Douglas Roehrs / JC

O governo do Estado anunciou, na terça-feira (10), dois novos programas voltados ao fortalecimento da agricultura familiar: a Operação Terra Forte e o Milho 100%. As iniciativas têm como objetivo promover a recuperação socioeconômica e ambiental de propriedades afetadas por eventos climáticos extremos, além de incentivar o cultivo de grãos. O investimento inicial é de R$ 480 milhões.

Durante reunião com a imprensa nessa quinta-feira (12), o prefeito Nestor Ellwanger (Rim), o presidente do Conselho Municipal da Agricultura e da Pecuária, Adilo Schuck, e o chefe do escritório local da Emater, Sanderlei Pereira, detalharam os primeiros repasses e ações previstas para o município.

Milho 100% – Produtores com o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ativo já podem procurar o Sindicato Rural ou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais para solicitar sacos de milho gratuitos — pela primeira vez, sem exigência de contrapartida.

Candelária recebeu um total de 364 sacos e cada agricultor pode retirar até seis sacos, contendo 60 mil sementes cada. Os pedidos devem ser feitos até o dia 18 de junho e a previsão é que as sementes cheguem ao município na primeira quinzena de julho. A quantidade repassada foi calculada com base em 70% da média de solicitações dos últimos cinco anos.

Terra Forte – As inscrições para o programa Terra Forte começam em 15 de julho, na unidade local da Emater. A expectativa é beneficiar cerca de 150 famílias, com repasses de até R$ 30 mil por propriedade para recuperação do solo. Parte do valor poderá ser utilizada em ações ambientais e sociais. Além disso, um trator de grande porte será entregue à Prefeitura de Candelária para auxiliar na execução do projeto, voltado principalmente para os cultivos de soja, milho, tabaco e arroz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui