O Rio Grande do Sul deve enfrentar condições severas de tempo nesta terça-feira (27), com previsão de temporais em diversas regiões do Estado devido à formação e ao deslocamento de uma frente fria. O fenômeno antecede uma onda de frio intensa que avançará nos próximos dias.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), dois alertas estão em vigor. Um deles atinge quase todo o território gaúcho, à exceção de áreas próximas à divisa com Santa Catarina, e indica a possibilidade de chuva intensa, ventos fortes, raios e granizo. Nesses locais, o risco é considerado moderado para quedas de galhos, danos em plantações e interrupções no fornecimento de energia. O outro aviso é voltado à Fronteira Oeste, onde as condições são ainda mais críticas. Nessa região, os volumes de precipitação devem ser mais elevados, e o risco para transtornos como alagamentos e apagões é maior.
Segundo a Climatempo, são esperadas rajadas de vento entre 70 km/h e 90 km/h, com possibilidade de picos superiores a 100 km/h de forma pontual, sobretudo nas regiões da Campanha, Oeste e Missões. A previsão também aponta para acumulados de chuva entre 30 mm e 50 mm por dia no Oeste, Campanha, Sul, Centro, Missões e Noroeste. Nas demais áreas, os volumes devem ser inferiores a 20 mm.
Frio intenso chega após a chuva
A quarta-feira (28) ainda será de tempo instável, mas o destaque passa a ser a queda significativa nas temperaturas, causada pelo avanço de uma massa de ar polar. A Climatempo projeta que o frio se intensifique a partir de quinta-feira (29), com potencial para se prolongar até a próxima terça-feira (3).
Durante esse período, há possibilidade de temperaturas negativas e ocorrência de neve ou chuva congelada na Serra Gaúcha. Porto Alegre também pode registrar as menores temperaturas do ano até agora.