No impresso e no digital: a renovação de um veículo jornalístico

Na comemoração do seu aniversário, o jornal celebra o grande sucesso do novo projeto gráfico e portal de notícias

0
Montagem: Marcel Lovato/JC

Para uma relação dar certo, é preciso haver diálogo, verdade e, acima de tudo, total reciprocidade. Ao adaptarmos essas características para a nossa maneira de fazer jornalismo, podemos dizer que se tratam apenas de alguns dos pilares construídos ao longo da duradoura união entre o JC e os seus leitores.

Nos últimos meses, esse contato foi intensificado e fortalecido com a apresentação de novidades. Houve o lançamento do portal de notícias do semanário, modificação total do projeto gráfico e atenção maior às redes sociais, inclusive, com a criação de perfis no Instagram e no Twitter. As mudanças foram fundamentais para reforçar o compromisso do JC no oferecimento de um conteúdo isento, profissional e, acima de tudo, qualificado a quem nos privilegia com sua audiência.

Sobre o investimento na página da Web, a fotógrafa e ex-repórter do JC, Bruna Feistler, considera que foi um grande acerto do veículo, especialmente pelo aumento da visibilidade da marca e – consequentemente – alcance ilimitado. “A internet é uma ferramenta fundamental para os meios de comunicação. Um candela-riense que mora em outro estado, por exemplo, toma conhecimento dos acontecimentos de sua terra natal”, salientou Bruna.

Candelária em primeiro lugar

Uma aposta contínua do site do JC é a valorização dos acontecimentos locais, outro ponto que foi destacado por Bruna. Para ela, a produção de conteúdo desta terra reforça o aspecto interativo e a identificação dos internautas, especialmente quando o trabalho é bem feito e anda lado a lado com a objetividade. Ao mesmo tempo, Bruna exaltou o bom gosto observado nas novas páginas, considerando que houve uma nítida evolução na parte visual. “O jornal está mais atraente para os leitores e acompanha as principais tendências da comunicação impressa, que está sempre em movimento. Acredito que o planejamento e a execução aconteceram na hora certa”, reforçou.

Requisitos preenchidos

A jornalista e diretora da Life Marketing, Patrícia Steffanello, considera que um site jornalístico precisa preencher dois requisitos mínimos para atrair o público e, paralelamente, se tornar relevante: entretenimento e informação.
Essas características , segundo ela, são cumpridas à risca pela página do JC. “O portal do jornal possui um layout bonito e limpo, sem cores exageradas ou propagandas invasivas.

Além disso, é rápido, intuitivo e a maior parte do que é publicado realmente prioriza as peculiaridades dessa terra e os afazeres da nossa gente”, comentou Patrícia.
De acordo com a profissional, todos esses pontos são fundamentais e devem convergir, ainda mais em uma época na qual o usuário não dispõe de tempo e até mesmo paciência suficientes.

Ela considerou ainda que a responsabilidade do repórter é ainda maior no ambiente digital, pois não se pode medir o tamanho da repercussão do conteúdo, bem como os efeitos gerados. Sendo assim, é preciso ter ciência dessa missão e não descumpri-la.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui