Um dos principais eventos anuais de Candelária teve a sua programação completa divulgada nesta semana pela organização. A 9° Chococande — feira do chocolate caseiro e de artesanato do município — terá a sua abertura oficial às 20 horas do próximo dia 12, sexta-feira, com show da banda lajeadense Eletro Rádio, na Rua Coberta.
O local receberá também o Rock Solidário de Páscoa, promovido pelo Grupo Rock da Associação Cultural de Candelária Érico Veríssimo (Accev). Essa apresentação ocorrerá a partir das 16 horas de domingo (14) e haverá arrecadação de caixas de bombons que serão doadas à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Candelária.
A terça-feira (16) será marcada por duas atrações bem diferentes. Por volta de 14 horas, a Chili Produções Culturais, de Santa Maria, apresentará o teatro infantil “Um Kombão de Histórias”. Mais tarde, às 19 horas, a Paróquia Nossa Senhora de Candelária, Igreja Evangélica Sinodal e Igreja Evangélica Luterana Cristo de Candelária promoverão juntas uma celebração ecumênica de Páscoa. A Rua Coberta será palco da 4° Noite Gospel, com a participação das igrejas evangélicas do município, com início às 20 horas da noite seguinte.
Paixão de Cristo
Principal atração da Chococande e responsável por atrair fiéis de toda a região anualmente, a encenação da “Paixão de Cristo” no Morro Botucaraí será apresentada pelo Grupo de Teatro Cara e Cor’agem. Haverá missa e a benção dos chás, celebrados pela Paróquia Nossa Senhora da Candelária. Tudo vai acontecer a partir das 10 horas do dia 19, Sexta-Feira Santa. Caso o cidadão não possa se deslocar até o local no período matutino, terá uma segunda oportunidade de conferir o espetáculo. O grupo encenará na Rua Coberta a partir das 20 horas.
A edição 2019 da Chococande terminará no sábado (20), véspera da Páscoa. Para encerrar a temporada, o Coral Municipal de Candelária e Grupo Dançarte subirão ao palco da Rua Coberta. Está prevista a participação de convidados.
Atrações complementares
Desde 25 de março, os chocolates produzidos pelo grupo de mulheres rurais estão disponíveis na Casa de Cultura Marco Mallmann. A disponibilidade de opções é grande os valores praticados são mais acessíveis. A partir desta sexta-feira (5), as delícias dividirão espaço com a feira de artesanato. No mesmo local, o público poderá adquirir diferentes produtos.
Paralelamente, a Toca do Coelho, localizada na Praça Alberto Blanchardt da Silveira, abre as portas e o dindinho volta a circular pelas ruas candelarienses. Uma coelha recepcionará o público (especialmente infantil) com distribuição de chocolates e bate-papo. Ela também embarcará nos passeios do dindinho em determinados horários.
O funcionamento será entre 8h30 às 11h30 e das 14 às 17 horas nos dias úteis. Esse expediente, no entanto, se altera aos fins de semana, quando a recepção acontecerá das 9 às 12 horas e entre 16 e 21 horas (aos sábados). Durante os domingos, será possível fazer a visitação apenas no período vespertino, com o mesmo horário do dia anterior.
Responsável pela coordenação dos trabalhos de ornamentação do ambiente, a secretária municipal de Indústria e Comércio, Gabriela Butzge, salientou que os tradicionais símbolos pascais como ovos, coelhos e barras de chocolate dominam a Toca. Todavia, salta aos olhos a predominância da cor rosa e de itens domésticos como uma geladeira e um fogão antigos. De certa forma, esses componentes proporcionam um ar familiar ao local.
As três atrações serão encerradas juntamente com a programação da 9° Chococande.