Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes ao mês de fevereiro foram divulgados na última segunda-feira (25) pelo Ministério da Economia. A partir dos dados, foi constatado que se tratou do melhor resultado para o período dos últimos cinco anos a nível nacional.
Foram criadas mais de 173 mil vagas de trabalho com carteira assinada no país, o que além do esperado pelo mercado e motivou a comemoração do secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho. Segundo ele, há claros sinais de que o 2019 ficará marcado pela consistente retomada dos empregos, com a expectativa de que o cenário se mantenha nos próximos meses.
No âmbito do Rio Grande do Sul, os registros apontam 114.853 admissões no mês passado e 92.390 desligamentos. Logo, a variação absoluta foi positiva de 22.463. Por aqui, notou-se que houve um acompanhamento das tendências nacionais e estaduais. Ao analisarmos os resultados, é possível perceber que o município se recuperou em definitivo do cenário desfavorável do final do ano passado.
Números de Candelária
Em Candelária, a chance de ingresso ou retorno para o mercado de trabalho foi dada para 228 pessoas. Em contrapartida, 177 tiveram os vínculos encerrados em suas respectivas empresas. Sendo assim, o saldo se mostrou mais uma vez positivo, chegando a 51 empregos. Em comparação ao mês de janeiro, foi observado um pequeno recuo nos índices, pois o fechamento da primeira etapa deste ano havia sido em + 76.
Mesmo assim, o panorama é considerado normal em um cenário no qual as variações se apresentam com relativa frequência. Pelo fato de ser o maior empregador no município, o setor calçadista sempre exerce um papel determinante nos resultados. Naturalmente, as principais movimentações do mercado acontecem por ele. Em fevereiro, 121 pessoas foram admitidas na confecção de calçado, o que representa mais da metade do total de ingressos. Outras 65 deixaram o posto e isso igualmente significou a maior parte das alterações.