Foi publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira (26) uma resolução que altera algumas regras referentes à serviços oferecidos aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De agora em diante, os segurados com idade igual ou superior a 60 anos poderão agendar a realização da prova de vida em uma das agências do órgão. Mesmo com essa possibilidade, o beneficiário continuará com a opção de fazer o procedimento na rede bancária.
Se o indivíduo possuir alguma dificuldade de locomoção, o agendamento da visita de um servidor do INSS deverá ser feito mediante apresentação de atestado médico ou declaração emitida pelo hospital em uma das agências. Para isso, é preciso ligar previamente para o número 135, da central de atendimento, acessar o aplicativo Meu INSS ou outros canais a serem disponibilizados.
Para os demais segurados, o procedimento segue inalterado e precisa ser feito a cada doze meses. O objetivo principal da prova de vida é proporcionar mais segurança ao cidadão, bem como coibir pagamentos indevidos e outras fraudes. Basta se dirigir ao banco em que recebe o benefício e apresentar um documento de identificação com foto. Algumas instituições já adotam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento, o que agiliza o processo.
Caso o beneficiário não possa ir ao banco, a comprovação de vida pode ser feita por meio de representante legal ou pelo seu procurador, desde que o profissional esteja cadastrado no INSS ou instituição financeira responsável pelo pagamento. É importante lembrar que o INSS pode bloquear o pagamento do benefício, que foi encaminhado às instituições financeiras, até que o beneficiário atenda à convocação.
Dos mais de 35 milhões de beneficiários, 529 mil ainda não compareceram aos bancos pagadores há mais de doze meses da última comprovação para realizar o procedimento. Sendo assim, eles podem ter seus benefícios interrompidos ainda neste mês.
No caso da renovação da senha, a mudança é mais simples. A partir de agora, a solicitação pode ser feita por meio do atendimento eletrônico com o uso da biometria ou identificação por funcionário da instituição bancária.