Uma mulher apaixonada por transformar pessoas e processos através da inovação. Foi trabalhando a positividade e a liderança que a advogada previdenciária, sócia e gestora do escritório Advogados Berwanger, Ana Berwanger, vem se destacando profissionalmente e sendo requisitada semanalmente para realizar palestras motivacionais que incentivam o crescimento profissional e a crescerem profissionalmente e serem felizes.
Em entrevista ao JC, Ana conta que tem se dedicado intensamente ao estudo da gestão e observação que mulheres gestoras buscam fazer a diferença em suas atividades profissionais. “A administração feita por mulheres é diferente. Dentro do direito previdenciário, e do direito como um todo, a presença feminina é muito forte. A advocacia feminina conquistou seu espaço e se sobressaiu com um ótimo trabalho, mas, quando conversamos em cargas maiores, ainda existe uma forte predominância masculina”, relata.
A advogada revela que, na infância, sonhava em trabalhar como secretária e que hoje se realiza profissionalmente em uma carreira diferente do que imaginava. “Eu me tornei advogada por acaso e gestora por paixão. Foi o direito que me trouxe até aqui, e toda essa experiência me fez entender que temos dois papéis diferentes. O advogado não é ensinado a ser gestor, e ainda encontra muita resistência à presença de mulheres em cargos de gestão nas empresas”, frisa.
A experiência como gestora do escritório motivou Ana a compartilhar o conhecimento adquirido por meio de mentorias direcionadas a outros escritórios e empresas. “No Berwanger criamos uma escola interna, onde há um desenvolvimento pessoal muito grande. Hoje auxilio empresas a focar na gestão de pessoas e liderança de equipes, bem como no desenvolvimento de toda a ampresa. Tem sido uma experiência maravilhosa, além de um grande desafio, falar sobre a gestão da empresa, avaliando o que funciona, o que precisa melhorar, e como motivar e engajar os colaboradores para que a estrutura funcione bem. As empresas buscam cada vez mais o sentimento de pertencimento, em que o colaborador sente que a empresa também é sua. É uma construção diária, dar voz aos funcionários, conhecer suas dificuldades, ouvi-los e incentivar o trabalho em equipe. Hoje o proprietário precisa definir claramente a direção: para onde ele quer ir e onde deseja chegar”, conta.
Sobre liderança, Ana reforça a importância do líder ser um exemplo para sua equipe. “Nem sempre o capitão do time é quem faz o gol, mas é quem todos escutam. Quando surgem dúvidas, é sempre para o capitão que você olha, pois ele é quem inspira confiança. Desde que mudamos nossa gestão, entendemos que é fundamental dar confiança e acreditar no time, mas isso precisa ser pensado e estruturado com as equipes. Fazer o básico bem-feito é o caminho para crescer”, ressalta.
EQUILÍBRIO – A advogada também destaca que um dos principais desafios atualmente é encontrar equilíbrio entre homens e mulheres na sociedade. “As mulheres já obtiveram muitas conquistas, mas ainda há muito espaço para crescer. As mulheres ficaram por muito tempo escondidas atrás dos homens, e hoje é preciso que os homens também compreendam que o crescimento é mútuo, e que é possível caminhar juntos. Na gestão empresarial, isso precisa estar presente e alinhado. É essencial envolver todos os colaboradores, fazendo-os sentir-se importantes para que o sucesso seja alcançado”, conclui.