
Há décadas os estudos da neurofisiologia têm demostrado que os estímulos na planta dos pés podem gerar alterações tônicas nos músculos posturais e assim modificar o padrão postural de todo o corpo. Para minimizar essas consequências, tecnologias têm sido implantadas nas palmilhas – aquelas que são utilizadas nos calçados. No município de Candelária, a fisioterapeuta Fabíola Freitas Henker buscou especialização e oferece o serviço de podoposturologia.
O uso desta técnica da área da saúde, que estuda as alterações e influências dos pés e dos estímulos podais da postura estática e dinâmica, oferece inúmeros benefícios, através do uso de palmilhas posturais, conforme explica a fisioterapeuta. “As palmilhas são ótimos recursos para tratar quadros álgicos, alterações das posturas e prevenção de lesões. Além de outras patologias como escoliose, artrose, esporão de calcâneo, deformidades congênitas”, afirma Fabíola.
Segundo a fisioterapeuta, as pessoas com diabetes, que possuem pés sensíveis também podem ser beneficiadas ao utilizar os equipamentos da marca Podaly. Contudo, a profissional afirma que cada paciente precisa utilizar o modelo de acordo com sua necessidade. “Por isso é necessária uma criteriosa avaliação clínica e funcional de cada paciente feita por um profissional fisioterapeuta”, ressalta.
Além do benefício para a área da saúde, há ainda a palmilha de modelo Sport. Este é um aliado para quem pratica atividade física. Este equipamento é composto de materiais propulsores, amortecedores e absorvedores de impacto. “A pessoa que corre, por exemplo, precisa amortecer a pisada no calcanhar e na ponta dar o impulso e a palmilha contribui para isso”, destaca a fisioterapeuta.

A podoposturologia e o tratamento do paciente através das palmilhas são técnicas novas, que vem ganhando força através dos estudos já comprovados. Fabíola afirma que o efeito da palmilha é sentido na hora. “O paciente pode usá-la por tempo determinado ou para sempre. Isso vai depender das avaliações que são feitas a cada seis meses”, comenta.
Para a fisioterapeuta, os benefícios das palmilhas são muitos. Segundo ela, a palmilha alinha a pisada, que por consequência alinha também a cintura pélvica (quadris) e a cintura escapular (ombros). “A pisada é como se fosse o alicerce de uma casa. Se tiver torto, tudo para cima vai ser afetado. Já se tu a mantiveres alinhada, todo o resto vai estar certinho e a palmilha faz esse trabalho de alinhamento”, comenta.
Mais informações ou contato para agendar uma avaliação podem ser feitos pelo Facebook ou através do telefone/WathsApp (51) 98114.3091 ou diretamente na Clínica Movimento Fisioterapia e Pilates, na Rua 18 de Outubro, 285.
