Uma em cada três crianças e adolescentes no mundo é míope, diz estudo

0

Um estudo publicado nessa terça-feira (24/9) mostra que, hoje, uma a cada três crianças e adolescentes no mundo tem miopia. Até 2050, devem ser 740 milhões de novos casos em pessoas entre 5 e 19 anos.

O levantamento, feito por cientistas da Universidade de Sun Yat-Sen, na China, e publicado na revista científica British Journal of Ophthalmology, aponta ainda que países de baixa e média renda têm a maior quantidade de míopes – uma das explicações é a exposição das crianças a telas cada vez mais cedo.

Segundo o estudo, os principais fatores para ter miopia enquanto criança ou adolescente são viver no Leste da Ásia (35%), ou em áreas urbanas (29%), ser do sexo feminino (34%) e estar no ensino secundário (46%). Foram analisados 276 estudos que envolveram mais de 5 milhões de crianças, sendo que 2 milhões delas tinham a condição.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) sugerem que, para evitar que as crianças desenvolvam miopia precocemente os pais devem encorajá-las a olhar para o horizonte e a brincar na rua ou em casa.

As instituições sugerem que o acesso às telas só seja disponibilizado a partir dos dois anos de idade e, aos 5 anos de idade, o tempo máximo aconselhado é de uma hora por dia. Para crianças entre 6 e 10 anos, o limite é de duas horas diárias, e adolescentes podem ficar até três horas em frente a uma tela.

Fonte: Metrópoles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui