Atenção peões e prendas de todas as querências. Prepare o laço, o cavalo e se aprochegue ao Parque de Eventos Itamar Vezentini, porque o 38º Rodeio Crioulo Estadual do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela dos Pampas começa nesta sexta-feira (15). Em torno de 500 laçadores devem participar das provas de tiro de laço no evento que segue até domingo (17). Cerca de 1,5 mil pessoas são esperadas para prestigiar o rodeio.
Durante esta semana, o que se viu no parque foi a presença de trabalhadores para realizar a limpeza e melhorias na pista de rodeio e arredores. A partir das 16h de hoje começam a chegar os cavalos, peões e prendas que participarão da 38ª edição Rodeio. Logo em seguida se dará início às disputas com o esquenta braço individual e laço dupla. As provas se intensificam amanhã, sábado (16), pela manhã.
Além das provas esquenta braço individual também ocorrem as competições laço patrão, capataz, veterano e senhor. Além do início da Taça Metalúrgica Jacuí e das principais modalidades do 38º Rodeio Crioulo do CTG Sentinela dos Pampas entre elas Taça Sicredi; Laço Equipe e Dupla do Rodeio, que serão concluídas no último dia do evento, no domingo (17), à tarde, com a grande final das categorias.
Nessas principais categorias do Rodeio, o CTG Sentinela dos Pampas deve distribuir mais de R$ 10 mil em prêmios, porque além do amor pela cultura e tradicionalismo, os laçadores têm o desejo de faturar os prêmios. Conforme a patroa, Alexandra Ribeiro Bini e o capataz Campeiro, do CTG Sentinela dos Pampas, Fernando Brandão, são esperados em torno de 60 equipes de vários municípios do Estado.
Diferente das outras edições a abertura oficial do evento está programada para ocorrer no sábado. Ano passado e edições anteriores ela sempre ocorria na manhã do último dia de Rodeio. Segundo os organizadores, a mudança ocorreu para dar mais agilidade às disputas de laço e com isso, encerrar o evento mais cedo para que os participantes de outros municípios possam viajar de forma mais tranquila para casa, após o término.

Espaço também para crianças e diversão
Os pequenos laçadores terão destaque no 38º Rodeio Crioulo Estadual. Além de ter à disposição brinquedos infláveis, os peões e prendas mirins podem participar de disputas de vaca parada. O objetivo segundo a patroa do CTG é incentivar os pequenos a desenvolver o gosto pela tradição e seguir desde cedo os passos dos pais e mães que cultuam amor pelo esporte. Durante todo o evento os participantes terão erva-mate e água quente a cargo da ervateira Lago Verde.
Além do espírito competitivo com as provas de laço, o evento também é um espaço para diversão. Tanto que no sábado à noite, haverá um baile no galpão aberto da pista de rodeio. A animação ficará com conta do Grupo Sarandeio do Bailão e a entrada é gratuita. A patroa do CTG e o capataz campeiro convidam a todos para prestigiar o evento que tem como objetivo manter as tradições gaúchas.