A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Candina foi oficialmente inaugurada na tarde desta quinta-feira (7), com a presença de diversas autoridades da Prefeitura, Câmara de Vereadores, diretores de outras instituições e membros da comunidade escolar. O Poder Executivo esteve representado pelo prefeito Paulo Butzge (PSB), vice Nestor Ellwanger e secretária municipal de Educação, Esther Spengler. Estiveram também na solenidade os vereadores Marco Antônio Larger (Progressistas) e Cristina Rohde (PSDB).
Localizada na rua Gaspar Silveira Martins, esquina com a rua Duque de Caxias, no bairro Rincão Comprido, o novo educandário iniciou as suas atividades no último dia 18, juntamente com as demais escolas do município. O prédio foi concebido para abrigar 120 alunos, com idades entre 3 e 5 anos.
Infraestrutura
A infraestrutura conta com uma sala conjunta para secretaria e equipe diretiva, sala de reuniões para professores e funcionários, três salas de aulas e três banheiros, cozinha, refeitório e uma pracinha externa, toda equipada com brinquedos. Além disso, um espaço foi disponibilizado para as atividades do Centro de Apoio Pedagógico-Especializado (Ceape), para atender a demanda de alunos com necessidades especiais do município.
Para garantir a segurança de todos, o Departamento de Trânsito realizou a sinalização vertical e horizontal no asfalto, pintura da faixa de segurança, assim como a instalação placas indicativas com os limites de velocidade.
Marco na história
Durante o seu pronunciamento, a diretora da Emei Candina, Alessandra Vidal da Silva, destacou que o início das atividades representa um marco na história da educação de Candelária, pois supre a carência de vagas para a faixa etária. Além disso, ela definiu os educadores como “os pilares do saber”, salientando que todos carregam os próprios sonhos e de seus respectivos alunos.
O prefeito Paulo Butzge saudou toda a equipe da escola e agradeceu o empenho de todos durante as etapas do projeto. Ademais, frisou que o espaço proporcionará uma formação ímpar às crianças, pois elas ocuparão os nossos lugares no futuro. “Temos de fazer com que o amanhã seja melhor que o presente. Para isso, o trabalho deve começar agora”, ressaltou. O chefe do Executivo pediu que todos façam jus ao empenho da administração municipal e valorizem a Emei Candina.
Para a secretária Esther, o funcionamento da escola significa deixar um legado para as futuras gerações. Paralelamente, histórias de vida serão marcadas pela felicidade e rica transmissão de conhecimento, proporcionadas por uma educação qualificada. “Meu coração transborda de alegria neste dia tão especial para toda a comunidade, pois a inauguração simboliza o nosso verdadeiro esforço em concretizar tamanho investimento, mesmo diante das dificuldades”, finalizou.