
Quem acessa as redes sociais e segue as páginas do Aqueduto no Facebook e Instagram já deve ter reparado que de vez em quando aparecem umas figuras meio diferentes e muito fofas nas fotos publicadas. A presença de cachorros nas paisagens tem chamado atenção dos internautas que navegam pelas páginas em busca das belas paisagens que o local situado na Linha Curitiba proporciona.
Quem é a encarregada pelas publicações é Luciana Becker, filha da responsável por cuidar de um dos pontos turísticos mais visitados do município, Silvia Becker. Ela conta que a ideia de publicar as fotos diariamente nos perfis do Aqueduto surgiu na metade do ano passado com o intuito de chamar atenção para as belezas do ponto turístico. “Eu percebi que se eu colocasse somente as fotos do Aqueduto seria sempre a mesma coisa. Assim sempre tem uma coisa a mais para as pessoas conhecerem”, comenta Luciana.
Além dos três cachorros que participam das sessões de fotos, a Lady, o Theo e a Amora, Luciana costuma fotografar detalhes que podem ser vistos por quem for até o espaço, além da estrutura propriamente dita do Aqueduto. A bela paisagem sempre é preservada nas fotos, além de cuia de chimarrão, entre outros objetos e peculiaridades que, com a visão ao Morro Botucaraí, eternizam em momento marcantes nas redes sociais e na mente de visitantes.

Essas imagens postadas nas redes sociais então atingem o grande público, que hoje está presente nas mídias digitais, contribuindo assim com a divulgação do local. “Muitas pessoas vêm aqui conhecer o Aqueduto e dizem que viram as fotos no Facebook ou no Instagram. Inclusive, muitas vezes, elas vêm querendo conhecer os cachorros”, comenta Luciana. Segundo ela, as plataformas digitais contribuíram muito para a divulgação do Aqueduto. “A gente sabe que a visibilidade pela internet é muito grande, por isso tenho apostado bastante nisso”, ressalta.
Sobre as fotos com os cães, Luciana diz que sempre tem um retorno mais positivo. As pessoas reagem, curtem, comentam e até mesmo compartilham as fotos. “Quando eu percebi que as imagens com os cachorros começaram a ficar legais e tiveram esse retorno, comecei a fazer com mais frequência”, lembra. Lady, a cachorra de cor preta e Theo, o cão marrom com branco são as figuras que mais consumam posar para as fotos. Ambos são da raça ovelheiro gaúcho e moram com a família no local.

AS FOTOS
Mas para quem pensa que fazer os bichinhos ficarem com aquelas poses e caretas é fácil, não imagina o trabalho que dá. Segundo Luciana, a já velhinha Lady é mais tranquila e o trabalho é mais fácil e prático. Já com Theo as coisas são pouco diferentes. Ele não tem muita paciência e é bastante hiperativo. “Mas depois de vários cliques, alguma foto dá para se aproveitar”, brinca Luciana.

Quem quiser conhecer o Aqueduto e visitar a tranquila Lady ou o extrovertido Theo, bem como outros animais e paisagens lindas que o local proporciona, além do mini Museu e Feira de Artesanato, basta acessar a estrada da Linha Curitiba, através da ERS-400. Com média de 250 visitantes por mês, o Aqueduto recebe turistas todos os dias, desde que seja por meio de agendamento. O ingresso para acessar o local é R$ 5 e o horário de visitação é entre às 9h e 18h30. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3743.1484 ou pelas redes sociais.
Mídias sociais: ferramentas importantes nos dias atuais
Segundo a analista de marketing e comunicadora, Patrícia Steffanello, na era da informação mais do que instantânea, as redes sociais tornaram-se uma importante forma de geração de conteúdo e, além disso, uma ferramenta eficaz no anúncio de produtos ou divulgação de alguma coisa. “As redes sociais são, sem sombra de dúvidas, a maneira mais rápida de se atingir a grande massa, e por isso vem sendo uma das maneiras mais eficazes de disseminação da informação, seja ela comercial ou pessoal”, destaca.
Contudo, segundo ela, por atingir o público em massa e disseminar o conteúdo tão rápido, é de senso comum também a responsabilidade que se faz necessária. “Há muito se diz da interlocução equivocada motivada por Fake News, discursos de ódio, necessidade de atenção e por aí afora. A linha que separa o desabafo e as falácias da possibilidade de investimento em mídia é tênue, por isso a importância de saber como anunciar o produto, sem que a propaganda torne-se algo negativo para quem está anunciando”, analisa.
Bom para fazer negócios ou divulgar produtos
As redes sociais são um dos canais de marketing mais usadas atualmente por um motivo óbvio: é ali que as pessoas se encontram. Então, nada mais lógico do que usá-las para vender mais e obter resultados também para sua empresa. Mas para que isso aconteça, especialistas garantem que um dos princípios fundamentais, seja lá qual rede social for utilizar, a interação com os seguidos é fundamental. Um dos aspectos que diferencia uma fanpage no Facebook que faz sucesso entre os usuários e outra que não gera envolvimento, é a interação.
Como o próprio nome já define, redes sociais são ambientes onde é preciso socializar. Além disso, o que não pode faltar é conteúdo. A estratégia que mais gera resultados em marketing digital é a produção de conteúdo relevante e atraente ao público. Para isso, é preciso trabalhar com mais mídias digitais de forma conjunta, criando o que se chama de Inbound Marketing, ou seja, fazendo com que o cliente venha até você.
Clique e acompanhe as redes sociais do Aqueduto!