Procissão reúne fiéis em homenagem à padroeira do município

Caminhada sairá da Capela da Escola Lepage até a Igreja Matriz

0
Nossa Senhora da Candelária será homenageada com caminhada e missa (Fotos: Matheus Haetinger/JC)

Como acontece todos os anos no dia 2 de fevereiro, centenas de fiéis devem se reunir para homenagear a padroeira do município. A Nossa Senhora da Candelária é uma das santas que recebem reverência neste dia. Além dela, também se costuma comemorar o dia da Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora da Luz. A data marca os 40 dias após o Natal, data do nascimento de Jesus Cristo.

Segundo o padre da paróquia Nossa Senhora da Candelária, Lucas Del Osbel, conforme o calendário litúrgico a data não remete somente ao dia da padroeira, que é uma comemoração popular que se criou em torno da festa de apresentação do senhor ao templo. É uma data para comemorar a luz, que no caso é Jesus Cristo. “Maria aceitou o desafio de se tornar a mãe da luz e nós fazemos esse culto de devoção a ela pela sua doação”, revela o padre.

Neste ano, a romaria será um pouco diferente do ano passado e das edições anteriores. A paróquia Nossa Senhora da Candelária alterou o trajeto e o percurso não terá mais saída em frente à Igreja Matriz, até o Balneário Carlos Larger. Na edição de 2019, que acontece amanhã a partir das 20h, o grupo de peregrinos sai para a caminhada de devoção à padroeira do município em frente à capela Sagrado Coração de Jesus, da Escola Lepage.

No local haverá a benção das velas. O padre orienta que as pessoas que quiserem levem velas para a benção ou também ela poderá ser adquirida no local. Após, o cortejo de fiéis segue pela Avenida Pereira Rego até a Rua Borges de Medeiros, e ingressa na Avenida Júlio de Castilhos, até à frente da Igreja, onde será celebrada a tradicional missa. No final será dada a benção da saúde e da garganta, porque segundo o padre no dia 3 de fevereiro é dia de São Brás.

Demonstrações de fé marcarão o dia da padroeira do município

MUDANÇA
Conforme o padre Lucas, a mudança no percurso da procissão se deu por dois motivos. Um deles é que neste mesmo fim de semana acontece o evento Musa do Sol no Balneário Carlos Larger. Aí, segundo o padre, se torna um transtorno tanto para quem está lá, como para os devotos. Além disso, o evento deste ano será uma experimentação para um novo modelo que a paróquia está tentando implantar para levar as pessoas até a igreja.

“Queremos que as pessoas venham até a igreja. É uma experimentação, no próximo ano pode sair de outro lugar da cidade”, comenta o padre. As demonstrações de fé à padroeira já começaram na última quarta-feira (30) com o tríduo, que são os três dias de preparação para a procissão. Ontem (31) aconteceu a celebração de um terço e nesta sexta-feira (1º) ocorre na Igreja Matriz a Adoração ao Santíssimo, às 20h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui