Os condutores que ainda não quitaram a primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) devem ficar atentos. Nesta quinta-feira (31), vence o prazo para quem deseja aproveitar o desconto de 22,4% em caso de pagamento em cota única, assim como se trata da data final para saldar a parcela inicial em caso de liquidação da fatura em três vezes. Os próximos serão em 28 de fevereiro e 29 de marrço.
O contribuinte precisa levar em conta as vantagens do Bom Motorista e do Bom Cidadão para ter direito ao desconto máximo. Quem passou os últimos três anos sem receber multas terá redução de 15%, dois anos, 10%, e um ano, a dedução é de 5%. No caso do Bom Cidadão, o abatimento será de 5% e concedido aos proprietários de veículos que acumularam pelo menos 100 notas fiscais no último ano por meio do programa Nota Fiscal Gaúcha. Em torno de 1,1 milhão de veículos estão com o IPVA 2019 pago no Rio Grande do Sul.
Atenção
- Quem precisa pagar? Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2.000.
- Como proceder ? Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), taxa de licenciamento e multas de trânsito.
- Onde? Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).