Superlua e eclipse lunar total poderão ser vistos a olho nu no Brasil

Fenômeno deve durar cerca de três horas e vai acontecer na madrugada de 21 de janeiro

0
Será a única oportunidade de contemplação nos próximos dois anos. Foto: Getty Images

A formação de um eclipse lunar total — quando a lua cheia fica na sombra da terra —está prevista para ocorrer na madrugada do dia 21 de janeiro. A cobertura do satélite natural será possível porque estará alinhado e na mesma inclinação com o Sol e a Terra. Ao mesmo tempo, a grande aproximação da Lua com o nosso planeta possibilitará a Superlua.

Quem vive nas Américas, grande parte da Europa e na África Ocidental poderá acompanhar o fenômeno. No entanto, os brasileiros poderão contemplar o duplo espetáculo astronômico a olho nu, embora nada impeça a visualização por binóculo, telescópio ou até mesmo pelo zoom da câmera.  A previsão de início é para às 1h30min e término por volta de 4h50 min. Quando o relógio marcar 2h41min, de acordo com informações da Nasa. Neste momento, a a coloração da lua deve apresentar coloração avermelhada, conhecida como Lua de Sangue.

Para observar os fenômenos por inteiro, é fundamental que o tempo esteja firme. Caso haja nebulosidade, a lua tende a ficar coberta e prejudicará o processo. É importante ressaltar que esta será a única oportunidade nos próximos dois anos. Um novo eclipse lunar deve voltar a ocorrer somente em maio de 2021.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui