Após um hiato de dois anos devido à pandemia, a caminhada cívica em comemoração ao Dia Independência do Brasil será retomada no dia 7 de setembro. A secretaria municipal de Educação espera reunir em torno de mil pessoas na avenida para a parada cívica, que iniciará as 8h30 em frente ao Banco do Brasil.
No ano do bicentenário da Independência, não haverá homenagem ou tema específicos para o desfile. Conforme Adriana Ristow, responsável pela organização do desfile cívico, cada escola ficará livre para escolher o próprio tema e mostrar os projetos realizados durante o ano letivo já que este é o primeiro ano após a pandemia. “Imaginávamos que não ocorreria o desfile, definimos recentemente pela caminhada. O espaço de tempo foi curto e para evitar gastos, cada escola mostrará o que está fazendo no momento”, destaca. Este ano, as escolas e entidades confirmadas estarão participando apenas com representações.
ESCOLAS ESTADUAIS
As escolas estaduais não participarão da caminhada cívica neste ano. O motivo pelo qual as escolas estaduais recusaram o convite, Adriana disse não ter conhecimento das motivações do esvaziamento da rede estadual no desfile. “Fizemos reunião com todas as escolas municipais e estaduais e na oportunidade, duas escolas que estavam presentes informaram que não participariam”, relembra Adriana.
A vice-diretora do turno da tarde da Escola Guia Lopes, Adriane de Borba, explica que neste ano a escola decidiu não participar da caminhada cívica pois a demanda pós pandemia é muito grande. “Devido a este tempo que ficamos parados, nós teríamos que ter um grande investimento em relação aos instrumentos e investir também em um profissional para coordenar os nossos alunos, já que ficaram muito tempo parados”. Ela ressalta que a decisão foi em consenso com o grupo escolar por questão do tempo e investimento, mas repensarão a decisão para o próximo ano.
Edna Herberts, diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Gastão Bragatti Lepage, informa que além de não contar como dia letivo, já que o calendário escolar já vem pronto da Secretaria de Educação, e não estava previsto, os alunos da escola acabam ficando sem transporte escolar neste dia, já que a preferência de embarque é das escolas municipais.
BANDAS – Apenas as bandas do Pelotão Mirim e do Colégio Nossa Senhora Medianeira, acompanhada das balizas e de uma representação, irão participar. O diretor Alan Wagner informou que devido ao alto investimento em vestimentas e alegorias, a escola optou em participar do desfile apenas com uma representação.
CONFIRA A ORDEM DA CAMINHADA CÍVICA
1- Soberanas
2- Pelotão Mirim
3- Candino, Candina e Dino Junior
4- EMEI Zenith Heinze
5- EMEI Dona Tereza
6- EMEI Candina
7- EMEF São Paulo
8- EMEF Barão do Rio Branco
9- Escolas Multisseriadas
10- EMEF Francisco H. Filho
11- Polo UAB
12- EMEF Cristo Rei
13- EMEF Christiano A. Graeff
14- EMEF Adão Jaime Porto
15- EMEF La Salle
16- EMEF Percílio J. da Silveira
17- Colégio Medianeira
18- Bombeiros Voluntários
19- Escoteiros
20- Sinfucan