
O ano de 2019 promete ser de recomeço para uma das principais áreas de lazer de Candelária. Afinal, a partir da próxima segunda-feira (7), está previsto o começo da revitalização do Estádio Darcy Martin, popularmente conhecido como “Campo do Juventude”, que atualmente está com o gramado alto e parte da estrutura depredada.
Recentemente, foi feito um levantamento, tarefa executada pela equipe de engenharia da prefeitura. Nessa etapa, o custo do material e mão de obra foram colocados no papel. Posteriormente, a secretaria municipal de Turismo, Cultura e Esporte trabalhou no projeto, que elencou uma série de intervenções necessárias para recuperação do local. Feito isso, foi aberta uma licitação, a qual foi vencida pela empresa local Marion & Cia Ltda.
A proposta apresentada pela empresa no processo foi de R$ 52.924,38. Como a vencedora atendia todos os requisitos, foi firmado um contrato, cuja assinatura ocorreu no último dia 17. A empresa confirmou a intenção de iniciar os trabalhos no início da próxima semana.
De acordo com o secretário Jorge Mallmann, todo o material necessário será disponibilizado pelo município. Em contrapartida, a empresa vai ficar responsável pela mão de obra. Inicialmente, o projeto de renovação do estádio prevê a reconstrução do muro externo, que foi destruído em partes por uma tempestade na noite de 24 de agosto de 2018.
Posteriormente, devem ser executadas as obras de implantação de uma pista de corrida e caminhada ao redor do alambrado e de uma quadra de areia, recuperação da arquibancada e outras estruturas. No que tange ao campo, as medidas oficiais devem ser aumentadas para 105 metros de comprimento e 68 metros de largura. Atualmente, o tamanho é de 100 metros de comprimento e 80 de largura.
Mallmann destacou que se trata de uma grande notícia para os candelarienses, visto que o local está na memória da comunidade e a recuperação era um anseio geral. “Quando o Estádio Darcy Martin for reinaugurado, os moradores terão muito mais que uma área esportiva. Será um verdadeiro espaço público de recreação e lazer”, finalizou o secretário.
Histórico
Palco de grandes jogos realizados pelo Grêmio Esportivo Juventude, o que inclui finais de campeonatos estaduais de futebol amador, o campo possui mais de 70 anos e foi adquirido pelo Executivo Municipal em meados de 1949, após uma compensação ao então dono da área, Nestor Graeff. Dois anos depois, em outubro de 1951, o então prefeito Elemar Hintz e o presidente do Juventude, Omar Fonseca de Oliveira, assinaram a escritura pública de doação.
Em 24 de novembro de 2015, por meio de um acordo selado por representantes do time e da prefeitura, ocorreu a devolução da área, depois de mais de seis décadas sob a responsabilidade do clube, que hoje se encontra inativo.
Nos últimos anos, a situação do local foi tema de diversas reportagens realizadas pelo JC, que mostraram o estado de abandono da estrutura. Nesse período, foram feitas promessas de retomada das obras, que por justificativas diversas não se concretizaram.
Eventos climáticos adversos, princípio de incêndio, espaço da copa como depósito de pneus da prefeitura e até mesmo a suposta presença de pessoas que faziam de determinados pontos do estádio suas moradias são apenas alguns dos fatos que ilustram o enredo.
O que será feito na reforma?
>> Reconstrução do muro externo;
>> Limpeza e roçada de toda a área;
>> Construção de alambrado ao redor do campo;
>> Nivelamento do campo, atendendo às necessidades da drenagem;
>> Construção de uma quadra de areia;
>> Recuperação da arquibancada;
>>Construção de pista de caminhada ao redor do gramado;
>> Reforma dos vestiários e copa;
>> Iluminação externa com refletores