A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou o novo levantamento semanal sobre as condições das águas dos balneários gaúchos. De acordo com o levantamento divulgado no fim da tarde desta sexta (28), agora são 13 pontos considerados impróprios para banho no Estado.
Apenas a Praia Nova, em Cachoeira do Sul, segue inadequada para os banhistas, entre as que foram desaprovadas no relatório anterior. Isso significa que o Balneário Carlos Larger, a “Prainha”, passou no teste feito pelo órgão regulador nessa semana e está temporariamente liberada para banho. A análise feita no Rio Pardo constatou que a qualidade da água neste momento não apresenta riscos aos veranistas, pois não há excesso de coliformes fecais e outros detritos.
Mais uma vez, a maioria dos pontos considerados problemáticos se encontram na Praia do Laranjal, em Pelotas. A cidade concentra sete deles; Balneário dos Prazeres, Valverde – Pontal da Barra, Valverde – Trapiche, Valverde – Aki Pizza, Santo Antônio – Restaurante, Santo Antônio – Rua Bagé e Santo Antônio – Avenida Rio Grande do Sul.
Os cinco novos balneários que integram a lista “ingrata” são: Praia Recanto das Mulatas, no Lago Guaíba, em Barra do Ribeiro, Lagoa do Peixoto, em Osório, Balneário Passo do Verde, no Rio Vacacaí, em Santa Maria, Balneário Fernando Schilling, Rio Jaguari, em Jaguari e Balneário Passo do Umbú, no Rio Ibicuí, em São Vicente do Sul.
Todas as praias do litoral estão em perfeitas condições de banho.
Ta tudo próprio, menos o asfalto