Laçadores de vários municípios e tradicionalistas estiveram reunidos no Parque de Eventos Itamar Vezentini, no último fim de semana, dias 1º e 2 de dezembro, onde aconteceu o 20° Rodeio Crioulo Estadual do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Origem Pampeana, do Capão do Valo. O evento organizado pelo grupo candelariense contou com a participação de 55 equipes e mais de 100 duplas inscritas na modalidade dupla do rodeio.
O grande momento do evento, além das provas de laço acirradas, aconteceu durante a abertura. Cerca de 16 crianças de até 11 anos laçaram em cancha sem pagar nada. A alegria da garotada foi confirmada com presentes doados pela entidade tradicionalista. Todos os pequenos laçadores ganharam uma mala personalizada pra guardar o seu laço. Durante o rodeio realizaram-se diversas atrações com brinquedos infláveis para as crianças, gineteadas e sarau dançante.

Mas a adrenalina e disputa rolaram forte mesmo foi dentro da pista com as provas de tiro de laço nas modalidades patrão, capataz, veterano e senhor e laço dupla do rodeio e gineteadas. Além dessas modalidades foram disputadas ainda a piá e prendinha, laço pai e filho, pai e filha, prenda e guri, entre outras. No total foram distribuídos mais de R$ 12 mil reais em prêmios e durante os dois dias de festa passaram pelo parque mais de 1,2 mil pessoas.
O CTG Origem Pampeana, que organizou o evento com apoio da prefeitura de Candelária, agradece de forma especial os apoiadores do Rodeio e principalmente ao proprietário do gado Gelson Hoff pela parceria. “Só assim, com a ajuda de todos, foi possível realizar o evento e ver a alegria estampada nos rostos dos piazinhos e prendinhas, pais, avós e público em geral”, destacam os organizadores.
Além do município de Candelária participaram laçadores e equipes dos municípios de Lajeado, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Sobradinho, Passa Sete, Cachoeira do Sul, Salto do Jacuí, Vale do Sol, Encruzilhada do Sul, Cerro Branco, Restinga Seca, Arroio do Tigre, Segredo, Lagoa Bonita, Herveiras e Rio Pardo.
Os vencedores
Dupla Duduzão Bebidas: Higor Henrique e Magdiel
Higor Henrique e Alan Pereira
Dupla Comercial Botucarai: Cléber e Diego; Murilo e Diego; Cléber e João
Dupla do rodeio:
Forca A: Mateus Texeira e Lucas Texeira; Cássio Silva e Rafael Silva
Forca B: Cesar e Eduardo; Eduardo e Leandro
Laço prenda: Maiara; Nicoli; Thamires; Luiza e Heloísa
Laço guri: Renan Marcondes
Laço veterano: Ori Carvalho
Laço patrão: Sérgio Farias
Laço capataz: Iuri Moraes e Cléber Texeira
Laço senhor: Norberto
Pai e filho: Edison e Henrique Kasburg
Pai e filha: Erika e Iuri Moraes; Heloisa e Cláudio theisen
Duelo individual: Mateus Texeira; Murilo Texeira
Laço equipe:
Forca A: Cabanha Quinheca; PTG Esteio da Tradição
Forca B: Cabanha Cortes; PTG Pai João; PTG Agropecuária Ganso
Forca C: PL 4M; CTG Estância do Chimarrão