
A secretaria de Saúde de Candelária deu início, na manhã desta terça-feira (9), à vacinação contra a covid-19 na população acima de 85 anos do município. A aplicação das doses começou por volta das 8h, no centro de vacinação montado na Casa de Cultura, situada ao lado da Praça Alberto Blanchardt da Silveira; além das ESFs dos bairros Ewaldo Prass, Marilene e Rincão Comprido e também na Unidade Móvel de Saúde, que percorre as localidade do interior.
A aplicação das imunizantes também está sendo feita no sistema de drive-thru, na Rua Coberta. Quem não tiver condições de ir até esses locais, no caso de acamados e restritos ao leito, uma equipe de saúde irá até a residência para aplicar a vacina. Para isso, é preciso fazer o agendamento junto à secretária pelo telefone 3743-8190.
As vacinas serão aplicadas durante os próximos dias. Os interessados, que pertençam à população definida nesta etapa, poderão receber as doses nos mesmos horários de atendimento das unidades de saúde, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. É necessário levar a carteira do SUS, o CPF e carteira de vacinação, se houver.
VACINAÇÃO
De acordo com a secretária de Saúde, Grazieli Priebe, toda a logística foi organizada ainda na tarde de ontem (8), assim que as novas doses chegaram. São, ao todo, 520 doses da CoronaVac, produzidas pela Instituto Butantan. Deste total, 460 são destinadas para aplicação em idosos acima de 85 anos e 60 doses para continuar a vacinação nos profissionais de Saúde. Com a nova remessa, o município totalizará 990 doses recebidas desde o início da vacinação. Segundo Grazieli, o total de vacinação corresponde, conforme cálculo feito pelo governo do Estado, a 41% da população.
Uma das primeiras pessoas a receber a vacina foi a idosa Sinilda Lagassi, de 89 anos. Ela chegou com a neta de táxi e recebeu a dose com grande felicidade. “É um sonho de consumo, agora vou poder sair e ir no banco”, disse.

Outro idoso que foi realizar a vacinação foi Alcides Rosa Neto, também de 89 anos. Ele chegou a pé no centro de vacinação, montado na Casa de Cultura. “Recebo a vacina com bastante alegria e confiança para ficar mais tranquilo com essa doença”, destacou.

