Procissão diferente para homenagear Nossa Senhora da Candelária

Romaria será motorizada e ocorre na próxima terça-feira, 2 de fevereiro

0
Tradicional procissão feita a pé mudou devido à pandemia de covid-19. Foto: Arquivo/JC

A partir deste sábado (30), centenas de devotos vão poder dar início às celebrações em homenagem ao dia da padroeira do município, Nossa Senhora da Candelária, celebrado no dia 2 de fevereiro. Como em todos os anos, as comemorações terão quatro dias de duração, iniciando com o tríduo e encerrando com a tradicional procissão de orações pelas ruas centrais da cidade. No entanto, em função da pandemia de covid-19, as comemorações serão um pouco diferentes.

A festividade inicia com a missa que ocorre amanhã (30), na abertura do tríduo de preparação da Romaria, a qual contará com mais duas missas: uma na noite de domingo (31) e outra na noite segunda (1º). As três celebrações ocorrem a partir das 18h15, com a reza do terço e com a realização da Santa Missa, a partir das 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária. Para participar das missas, é necessário garantir a presença na secretaria da paróquia, pois os lugares são limitados. Haverá transmissão pela página do Facebook da Paróquia.

ROMARIA
Já o ponto alto das comemorações será a Romaria, que vai acontecer na próxima terça-feira (2) a partir das 19h, com saída programada da escola Gastão Bragatti Lepage. Neste ano, a procissão, por causa da pandemia, será motorizada e não como tradicionalmente é feita, com os fiéis a pé. Tal ação já foi feita anteriormente nas celebrações de Corpus Christi e foi considerada um sucesso.

A intenção, conforme o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, José Stoffel, é de fazer com que as pessoas respeitem o distanciamento social, para evitar o contágio, mas que também tenham o seu momento de fé e não deixem que uma data tão importante passe em branco.

Os fiéis iniciarão a procissão na Avenida Pereira Rego e seguirão pela Rua Thompson Flores, em direção ao Hospital Candelária. A procissão seguirá pela Avenida Marechal Deodoro, entra na Rua Honório Porto e se dirige até a Av. Getúlio Vargas, em direção à Av. Júlio de Castilhos até chegar na Paróquia, onde será realizada uma missa para celebrar a padroeira. No local também haverá uma benção a São Brás, padroeiro contra as doenças da garganta, que tem o seu dia celebrado no dia 3 de fevereiro. Durante o percurso, haverá uma parada em frente ao Hospital para a benção aos doentes e para os pacientes da covid-19.

Todo o percurso terá pela primeira vez, a presença dos Trilheiros do Império, que acompanharão de motocicleta todo o deslocamento. Atrás dos carros, para fechar a procissão, os ciclistas do grupo Strava Candelária também acompanharão a romaria. De acordo com o padre Stoffel, todos os veículos que participarão estarão decorados com balões brancos e azuis, em homenagem à padroeira.

MISSA
A celebração da missa após a romaria também ocorrerá de forma diferente. Ela será feita de forma campal, com todos os fiéis dentro de seus carros, ou em pé, fora dos mesmos, respeitando o distanciamento social. A Avenida Júlio de Castilhos será fechada para a circulação de carros que não estiverem participando da procissão. Haverá manobristas para que todos sejam acomodados e possam acompanhar a celebração sem precisar sair do carro.

O padre Stoffel também salienta que haverá marcações no chão para garantir que, quem quiser acompanhar a missa fora do carro, não corra riscos de contaminação e respeite o distanciamento. “Pedimos que os fiéis utilizem máscaras e que pessoas do grupo de risco, como os idosos, não se exponham”, declarou. O padre ainda pede para que os devotos que acompanharem a procissão levem velas e candeias – pequenas lâmpadas à óleo -, as quais são comumente usadas em romarias. A procissão será transmitida pela Rádio Princesa e pela página do facebook da paróquia.

SAIBA MAIS

>> O QUE: Celebração Nossa Senhora de Candelária
>> TRÍDUO: sábado (30) à segunda (1º), a partir das 19h
>> ROMARIA – 2 de fevereiro (19h)
>> SAÍDA: de fronte à escola Lepage
>> Haverá transmissão pela Rádio Princesa e pela página do Facebook da Paróquia.

GALETO FESTIVO
>> No final de semana seguinte, a paróquia Nossa Senhora da Candelária estará promovendo um galeto festivo para encerrar as festividades em homenagem à padroeira. A distribuição será feita no dia 6 de fevereiro, a partir das 11h30.

>> Para participar, os interessados precisam adquirir os ingressos de forma antecipada na secretaria da paróquia. As fichas estão sendo comercializadas ao valor de R$ 25

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui