Pela continuidade do trabalho. É com esse lema que Celso André Gehres (Progressistas), vai encarar o seu terceiro mandato consecutivo na Câmara de Vereadores de Candelária. Eleito com 571 votos, o vereador de 61 anos completará, no dia 1º de janeiro, oito anos no Legislativo. Para o mandato que está prestes a iniciar, ele quer seguir com o trabalho que vem sendo feito com foco em ajudar a população, em especial a que mora no interior.
Agricultor desde sempre, Gehres carrega consigo as suas raízes. Logo ao entrar no seu gabinete, já é possível notar a forte ligação dele com a vida no campo. Em um canto à esquerda da sala existe um maço de folhas de tabaco penduradas, que representa a identificação com a agricultura local. Acima, em uma parede, está pendurado o retrato do seu falecido pai e grande inspiração, o ex-prefeito e vereador de Candelária, Ronildo Gehres. Em sua mesa, muito pedidos e demandas da população para os mais diversos problemas.
É assim que o vereador busca trabalhar, sendo participativo, sem jamais esquecer de onde veio. “Sempre procuro fazer as coisas da maneira mais justa, atendo as pessoas. Desde meu primeiro mandato tiro ao menos meio dia para ficar na Câmara e atender as pessoas que me procuram, seja pedindo auxílio ou orientações sobre as secretarias de Saúde, Educação. Procuro oferecer atendimento igualitário a todos”, comentou.
CONTINUIDADE
Gehres alerta que o próximo ano, assim como 2020, será diferente. A exemplo de como foi a campanha, haverá muitas restrições e problemas em razão da pandemia de covid-19. “Será um ano de expectativa no setor político, principalmente na Saúde, mas a intenção é continuar o trabalho, sempre priorizando ouvir as pessoas, seja para sugestões ou mesmo compartilhando informações para buscar as soluções”, salientou.
Trabalho levado a sério
O vereador Celso Gehres quer, no seu terceiro mandato, além de prestar apoio direto à comunidade, continuar a trabalhar pelos setores da sociedade que sempre buscou ajudar, como é o caso da agricultura. Ele quer trazer novos projetos, que incentivem a criação e implantação de técnicas voltadas ao cuidado do meio ambiente. “Uma das minhas preocupações é despertar a consciência ecológica, principalmente nas escolas, com a realização de palestras que incentivem o cuidado com o meio ambiente até mesmo na produção agrícola”, ressaltou.
Ainda na agricultura, o vereador tem lutado para que cada vez mais o agricultor seja valorizado. De acordo com ele, isso começa pelo município, na criação de mais redes de água para levar água potável até as propriedades mais distantes, assim como possibilitar que o agricultor tenha apoio para permanecer em sua localidade. “Quando não há apoio, ocorre uma reação em cadeia, e incentiva o êxodo rural, mas se o município dá estrutura, o mínimo, como uma estrada boa para se deslocar, ele não se sente ignorado”, relatou.
Além da agricultura, o trabalho voltado à educação também é notório. Um de seus principais projetos foi o Aluno Nota 10, criado em parceria com a vereadora Cristina Rohde (PSDB), o qual visa premiar os melhores alunos do ano nas turmas de Ensino Fundamental e do Ensino Médio. “Com ele podemos despertar nos estudantes o gosto pelo estudo e aprimorar isso”, explicou.
O vereador já conseguiu, por meio de verbas parlamentares recursos para a área de educação, sendo a mais recente destinada à Escola Estadual de Ensino Médio Gastão Bragatti Lepage para a compra de equipamento e máquinas agrícolas. Também houve o repasse de emendas impositivas para escolas da rede municipal, como a Escola Municipal de Ensino Fundamental Fábio dos Santos, que recebeu custeio para aumentar a sua área de convívio.
A política faz parte da minha vida há 12 anos, está no DNA da família”
Celso Gehres completará, no próximo dia 1º de janeiro, o seu oitavo ano de trabalho ocupando uma cadeira do Legislativo. Este será o terceiro mandato do vereador. Embora esse tempo representando o povo na Câmara, já seja logo, a sua vivência na política vem de muito tempo antes.
Desde os seus 12 anos ele vem escrevendo uma trajetória como militante. Apesar da pouca idade na época, sempre acompanhava o seu finado pai, Ronildo Gehres, o qual foi eleito vereador por duas legislaturas e foi prefeito de Candelária entre os anos de 1983 e 1988.
Após o pai, o representante político da família foi seu irmão Cláudio Gehres, que trabalhou por quatro legislaturas, até o ano de 2012, quando passou o bastão a Celso. “Pela ligação da minha família com a política, considero que está no nosso DNA, no sangue e tem uma grande história”, destacou.
Sobre o futuro, Celso declarou que é incerto, mas não descartou uma futura eleição para a presidência da câmara, uma nova tentativa de reeleição ou a busca por outro cargo eletivo. “O futuro a Deus pertence”, afirmou.
PARTIDO MAIS FORTE
Por diversos fatores, o vereador teve uma conquista de votos menor que no último pleito. Embora tenha conseguido menos votos, ele comemorou o aumento de cadeiras ocupadas pelo Progressistas para a próxima legislatura. “Estou satisfeito em ter aumentado as cadeiras, queríamos isso há muito tempo, pois mostra o crescimento do partido”, destacou.