Desde a metade de novembro, Candelária vem apresentando alto registro de casos de covid-19. Somente nesta sexta-feira (18), quando foi lançado o último boletim epidemiológico, foram confirmados mais 18 pacientes com a doença no município, elevando o total para 486.
O aumento constante de casos tem se traduzido em um certo receio e até medo por parte da população, que, no menor dos sinais, já tem procurado por orientação médica. O número de consultas no Centro de Atendimento, localizado no antigo prédio da Ulbra, tem aumentado de forma considerável. Só nos últimos sete dias foram mais de 300 consultas. Desde o dia 18 de novembro, exatos um mês atrás, as consultas somaram 888, cerca de 26% do total de atendimentos prestados desde o início da pandemia.
Tal fluxo tem feito o resultados dos testes para a covid-19 atrasarem. Em comunicado no boletim epidemiológico de quarta-feira (16), a secretaria de Saúde afirmou que a demora ocorre “devido ao aumento significativo do número de casos suspeitos”, e com isso os laboratórios não estariam vencendo dar conta da demanda.
LABORATÓRIOS
Uma alternativa encontrada pela população é a realização de exames em laboratórios ou farmácias privadas que, mesmo sendo de alto custo, dão o diagnóstico em cerca de uma hora. Esse prazo é muito mais rápido do que o dos testes disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o qual demora de cinco a sete dias para emitir o resultado. A agilidade fez esgotar os estoques em alguns desses locais.
No Laboratório J & R, de acordo com a técnica em enfermagem, Carmen Vorpagel, o teste de tipo rápido antígeno acabaram na segunda-feira (14), devido a demanda. Conforme ela, somente nas últimas duas semanas foram aplicados 350 testes rápidos, dos quais cerca de 50 apresentaram resultado positivo. Uma nova remessa chegou nesta sexta-feira (18) e há uma lista de espera para a realização do exame. O laboratório estará amanhã (19) atendendo com horário marcado para a testagem dos pacientes.
o laboratório estara atendendo amanha com horario marcado para a realização dos mesmos
No Laboratório Candelária, também foi registrada uma grande procura pelos exames. Contudo, como é laboratorial e é encaminhado a laboratórios de apoio, ocorre uma demora maior que os testes rápidos, por isso a procura não foi tão intensa. Em alguns dias o Laboratório Candelária também irá oferecer testes rápidos antígeno, o que irá acelerar o diagnóstico.
No Laboratório Pasqualotto, apenas testes de sangue são realizados. A procura é boa, mas não houve uma super demanda. Testes RT-PCR e de antígeno dependem de uma série de regras e EPIs, por isso não estão sendo aplicados no local.