Café Passado: espaço para reviver a história

Estabelecimento oferece ambiente rústico e gastronomia colonial, valorizando a agricultura familiar local e regional

0
Espaço foi todo remodelado para fazer o cliente se sentir no passado. Foto: Fernando Cezar/JC

Uma viagem ao passado e um sentimento de se estar na casa da avó. É essa a sensação do cliente ao entrar pela porta da casa Café Passado. O estabelecimento foi inaugurado no último sábado (12) e tem como objetivo, além de valorizar a cultura e a história candelariense, aproximar a gastronomia peculiar da colônia com população que vive na zona urbana.

Localizado na Rua Botucaraí, 637, no Centro, o café, que funciona de segunda a quarta-feira das 11h às 20h, e de quinta a domingo das 11h às 22h, apresenta uma decoração única, voltada ao estilo rústico, feita com objeto e móveis que seriam descartados e foram reaproveitados.

Além da decoração, foi montado um cardápio variado para agradar a todos os gostos. O próprio nome, Café Passado, é fruto da união do que o espaço oferece: um reencontro com a história e um delicioso café. Quem for até lá poderá se deleitar com pães, cucas, bolos, sucos e complementos, como chimia, manteiga, mel de diferentes tipos – com destaque para os produzidos por abelhas sem ferrão, queijo colonial, entre outras delícias.

Conforme os proprietários do novo empreendimento, Cibele Silva e Gilmar Schwantes, todos as opções oferecidas são produzidas de forma totalmente natural, com produtos oriundos da agricultura familiar existente no próprio município. “A manteiga, o queijo e o leite vêm da colônia, assim como os ingredientes para os pães e bolos. Todos eles, inclusive são feitos a partir da fermentação natural, as schmiers e geleias também são produzidas na Casa. É esse o nosso diferencial”, destaca Cibele.

A proprietária ainda ressaltou que a proposta é apoiar a agricultura familiar. “Nós fomos criados na colônia, neste tipo de cultura, então queremos oferecer essa oportunidade às pessoas que vierem até aqui. Fazer elas relembrarem o tempo em que iam até a casa da avó e comiam um monte de coisa boa”, brincou.

OPÇÕES
O Café Passado oferece duas opções para os frequentadores. Uma delas é o café simples. Nesse caso, são mais de 30 produtos diferentes servidos, entre pães de milho, de trigo, recheados com chocolate, chimia de frutas da estação, mel, queijo colonial, linguiça, cucas, morcilhas e torresmo. Além disso, estão incluídos sucos naturais feitos a partir de diferentes frutas, como butiá, palmito jussara, pitanga, bem como os mais tradicionais.

Também é servido café, leite e chás. O valor do café simples é de R$ 34,00 por pessoa.
Há também a opção do café completo. Nesta escolha, os clientes experimentam cerca de 50 produtos diferentes. Todos os itens do café simples estão incluídos e ainda são acrescentados doces e sobremesas, como bolos, sorvetes artesanais, além de salgados e sanduíches. Esse cardário custa R$ 55 por pessoa.

Tanto no simples quanto no completo, os itens são servidos na mesa, em cestas, e o cliente pode se servir a vontade. “Há a possibilidade de repor qualquer alimento, caso terminem. É como na casa da avó, onde a gente vai e come à vontade”, comentou Schwantes.

Os consumidores que optarem em consumir as opções do cardápio individualmente, também podem fazê-lo. Para o futuro, os proprietários ainda projetam uma mini padaria, na qual os interessados poderão encomendar produtos, retirar no local e se deliciar na própria casa.

Um resgate da cultura

Além de oferecer uma grande quantidade de opções no cardápio, a Casa Café Passado também oportuniza uma viagem ao passado. Há mesas restauradas, as quais pertenciam a entidades que já não existem mais no município, janelas antigas que se tornaram lustres, além de balcões e diversos itens muito utilizados há décadas. São prensas manuais, ferros de passar roupa, balanças, bacias, vasilhas, além de boa parte da louça, que foi utilizada por gerações de famílias.

Entre os itens raros e curiosos há cartas, boletins escolares e fotos de antepassados de pessoas da comunidade expostas por todo o espaço. “Tudo aqui tem uma história a ser contada, seja através da mobília, ou mesmo através das fotos. A intenção é que as pessoas entrem aqui e se sintam em outra época”, destaca a proprietária Cibele Roehrs da Silva.

SAIBA MAIS

>> Endereço: Rua Botucaraí, 637 – Centro

>> Horário de funcionamento: De segunda à quarta, das 11h às 20h e de quinta à domingo, das 11h às 22h

>> Telefone: (51) 9 9507 7224

>> Facebook: casacafepassado

Confira algumas imagens do estabelecimento:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui