O Consórcio Via Central venceu o leilão de concessão da RS-287, entre Tabaí e Santa Maria, primeira rodovia estadual no Rio Grande do Sul a ser concedida à iniciativa privada. O nome da vencedora foi divulgado nesta sexta-feira (18), em evento na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, que contou com a presença do governador Eduardo Leite e do secretário extraordinário de Parcerias, Bruno Vanuzzi.
A empresa vai atuar na rodovia durante 30 anos. Quatro interessados, entre empresas e consórcios, apresentaram propostas no leilão, que começou na segunda-feira (14). O Via Central venceu com proposta de tarifa básica de pedágio de R$ 3,36. O edital da concessão prevê investimento privado de R$ 2,7 bilhões, incluindo a duplicação de todo o trecho, nos dois sentidos, durante o período da concessão.
As obras na rodovia estão previstas para começar no segundo trimestre de 2021. Para custear a duplicação e melhorias de segurança viária ao longo da rodovia, está previstas a instalação de mais três praças de pedágio. Atualmente, o trecho já conta com duas praças — no km 86, em Venâncio Aires, e no km 131, em Candelária —, administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).
Com a assinatura do contrato, esses dois postos passam a ser de responsabilidade da concessionária. Com 241 quilômetros de extensão , a RS-287 corta a região central do Estado no sentido Leste-Oeste. No próximo ano, está prevista a concessão de outras 18 rodovias estaduais, totalizando 1.151 quilômetros que hoje estão sob a gestão da EGR.
Tarifa de pedágio será de R$ 3,36
O Consórcio Via Central, um grupo espanhol, apresentou proposta de tarifa de R$ 3,36, o que representa um deságio de 54,41% em relação à tarifa de referência, que é de R$ 7,37. Ao todo, quatro grupos apresentaram as propostas e foram credenciados a participar da disputa.
O preço do pedágio foi critério para a seleção da nova concessionária, pois a duplicação dos 204,5 quilômetros da RSC- 287 é condição para o fechamento do negócio e o pedágio que será cobrado em cinco praças vai ser o fundo garantidor das obras.
O investimento privado será de R$ 2,7 bilhões, incluindo a duplicação de todo o trecho nos dois sentidos de tráfego durante o contrato de concessão. A nova administradora poderá instalar três praças de pedágio, além das duas que já existem em Venâncio Aires (km 86) e Candelária (km 131).