O clima do Natal já está no ar. Não é difícil circular pelas ruas de Candelária, principalmente as centrais, e encontrar lojas e residências ornamentadas com árvores natalinas, luzinhas e papais noéis. No entanto, a festividade neste ano será um pouco diferente, principalmente devido à pandemia de covid-19, que impossibilita a realização de eventos já tradicionais no município.
Ao longo dos anos, Candelária ficou conhecida pelas atrações do Natal das Candeias, um dos mais importantes de todo o Vale do Rio Pardo. A tradicional decoração tomava as ruas e avenidas centrais, assim como pontos específicos, como a praça Alberto Blanchardt da Silveira e a prefeitura; havia a circulação do dindinho e a casinha do Papai Noel, atrações que faziam a festa das crianças e turmas de escola. Em 2020, boa parte dessas ações não poderão ser realizadas.
As ruas e avenidas, que todo Natal recebem ornamentação especial para celebrar o nascimento de Cristo, não receberão a instalação dos adereços natalinos. Conforme a primeira-dama de Candelária, Gabriela Butzge, somente a prefeitura e a praça vão receber os enfeites.
Segundo ela, a decisão foi tomada exclusivamente devido à pandemia, que atrapalhou o andamento dos trabalhos no gabinete. Além disso, também foi levado em conta o risco de aglomerações, que querem ser evitadas pelo poder público neste período. “É um ano muito atípico, diferente, e para não deixar passar batido uma data tão importante, resolvemos colocar a decoração apenas em alguns pontos, e não em toda a cidade, como fazíamos”, explica Gabriela.
Natal das Candeias vai ocorrer com programação enxuta
Os adereços natalinos começaram a ganhar os pontos públicos nesta semana, cerca de 15 dias depois do mesmo período em que foram instalados em 2019. Os itens já vem sendo montados há algumas semanas e todo o trabalho é feito pela equipe do Gabinete da Primeira-dama. Nesta semana, os materiais receberam o retoque final para ir às ruas. Foram feitos trabalhos de montagem, pintura, cortes e reaproveitamento de materiais. São centenas de itens produzidos artesanalmente, que contam com anjos, papais noéis, renas, árvores de Natal, entre outros materiais.
Boa parte dos enfeites foram reaproveitados de outros anos, e receberam pinturas novas, já que ficaram desgastados em decorrência do sol, remendos nos tecidos, além de restauração de decorações em madeira.
PROGRAMAÇÃO
Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, a secretaria de Turismo, Cultura e Esporte já está pensando em alternativas para que o Natal não passe em branco no município.
Nesta sexta-feira (27), será apresentado ao prefeito Paulo Butzge, a programação proposta pela Pasta para a realização do Natal das Candeias deste ano. Na reunião, serão debatidas alternativas viáveis para serem realizadas, mesmo em plena pandemia, para que a celebração não seja totalmente afetada.
Conforme a diretora cultural do município, Alice Cardoso, o Natal terá uma programação, mas deverá ter restrições. Neste encontro com o prefeito serão discutidas a viabilidade da utilização do dindinho, bem como o funcionamento da casinha do Papai Noel, que todo ano atrai centenas de visitantes, assim como a realização de algumas atrações artísticas.
