Já virou até tradição, os últimos dias de novembro, em especial a última sexta-feira do mês, se transforma numa verdadeira oportunidade para os consumidores adquirir produtos com bons descontos e também para os estabelecimentos comerciais lucrarem em uma época que precede o Natal. Se trata da Black Friday, uma tradição americana que cada vez mais vem ganhando força no comércio varejista do país.
E por aqui, não é diferente. Neste ano, o dia de promoções vai ocorrer nesta sexta-feira (27), e praticamente todas as lojas do comércio candelariense vão participar. Em 2020, a data ganhou ainda mais relevância. Ela é vista, não só em Candelária, mas também em todo o país, como uma oportunidade de resgatar as vendas deste ano, as quais foram diretamente afetadas pela crise econômica e sanitária causada pela pandemia de covid-19, que fechou comércio, indústrias e gerou inúmeras demissões no período.
No comércio candelariense, não é difícil dar uma circulada e verificar inúmeras faixas alertando os consumidores das promoções. Também é possível presenciar a passagem de carros de som com propagandas, balões nas portas do comércio, assim como lojas todas redecoradas com papel picado e cartazes dos produtos com preço mais baixo nas suas fachadas.
DESCONTOS
Uma das lojas pioneiras no município em realizar a Black Friday, as Lojas Cerentini, assim como nos anos anteriores, também terá promoções exclusivas para esta sexta-feira (27). Conforme a proprietária Roberta Cerentini, as promoções vão variar entre 20% a 50% e vão valer para a linha de móveis e de decoração. “Estamos com uma expectativa muito boa de vendas. Estamos vendo o interesse aumentar a cada ano e preparados para suprir a demanda tanto presencial, como na nossa loja virtual”, destacou.

Nas Lojas Americanas, que teve uma venda expressiva de produtos na Black Friday de 2019, a expectativa é de que o mesmo ocorra neste ano, mas de uma forma mais moderada. De acordo com a gerente, Luisa Kegler, as promoções estão um pouco diferentes do que no ano anterior, isso devido à pouca quantidade de vendas que a rede teve em 2020, mas ainda assim estão bem atrativas. Os descontos iniciaram já na quarta-feira (25) e vão se estender até a próxima segunda-feira (30). “Ampliamos os dias de descontos para evitar aglomerações, inclusive aumentamos o horário de atendimento até às 19h para que todos possam aproveitar”, ressalta a gerente.
Além do ramo de variedades, lojas de vestuário também estão com promoções para a Black Friday. A Casa Dorinho é uma delas. A loja está promovendo descontos de até 50% nas compras à vista e espera fomentar as vendas neste período. O gerente, Cássio Vaz Ribeiro, destaca que o movimento já começou a aumentar nesta semana. “Já está se tornando uma época tradicional para os consumidores. A gente sente que eles aguardam. Essa é uma época meio morta no comércio, mas que com a black friday tem ganhado mais atenção e os descontos ajudam a fazer com que eles invistam em novas aquisições”, comenta.
A loja terá promoções válidas para a sexta e para o sábado e o atendimento não será alterado. O foco principal dos descontos será na linha feminina, mas a linha de produtos para os homens também terá menores valores para os clientes aproveitarem.

FCDL-RS aposta em maiores descontos neste ano
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul, a Black Friday 2020 deve ser marcada por promoções mais fortes em relação aos anos anteriores, quando a situação econômica não era tão delicada quanto hoje. Os empresários que estão aderindo à data estão esperançosos com o potencial de vendas previsto.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) Vitor Augusto Koch, destaca ser possível que ocorra, neste ano, um incremento no montante de vendas, que no estado, em 2019, esteve próximo dos R$ 650 milhões, somando compras online e em lojas físicas. Em nível nacional, as vendas pelo canal online na Black Friday 2019 chegaram a R$ 3,2 bilhões, um crescimento de 23% diante de 2018.
OS PREFERIDOS
A expectativa da FCDL-RS em relação aos produtos que devem ser os mais procurados pelos consumidores aponta que roupas, calçados, smartphones, eletrodomésticos e eletrônicos vão liderar o ranking de compras em 2020.
A Black Friday, evento promocional de descontos no varejo que ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, já é a quinta data mais importante para o setor, atrás de Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.