O pagamento do quinto lote do abono salarial dos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) 2018-2019, ano-base 2017, começou nesta terça-feira (20).
Estão inclusos trabalhadores da iniciativa privada que nasceram no mês de novembro e os servidores públicos com final de inscrição 4. Segundo o Ministério do Trabalho, mais de R$ 1,4 bilhão devem ser pagos para quase 1,8 milhão de trabalhadores.
O PIS e o Pasep são pagos, respectivamente, pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Correntistas de ambos os bancos tiveram os valores depositados em suas contas nos dias 13 e 14.
Quem possui o direito
Vale ressaltar que tem direito ao abono salarial ano-base 2017 quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias naquele ano, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos, e teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O valor do benefício é proporcional ao tempo trabalhado formalmente em 2017. Assim, quem esteve empregado o ano todo recebe o valor cheio, equivalente a um salário mínimo (R$ 954). Quem trabalhou por apenas 30 dias recebe o valor mínimo, que é de 1/12 do salário mínimo, e assim sucessivamente.
Os trabalhadores nascidos entre julho e dezembro recebem o abono ainda este ano.
Já os nascidos de janeiro a junho poderão realizar o saque em 2019. O prazo final de recebimento para todos os trabalhadores favorecidos pelo programa é 28 de junho de 2019.
Fonte: Agência Brasil