Escolha de projetos da Consulta Popular inicia nesta segunda-feira

Votação ocorre em todo o Vale do Rio Pardo e se estende até o dia 3 de novembro

0
Escolha dos projetos ocorre de forma virtual, devido à pandemia. Foto: Divulgação/JC

A partir da próxima segunda-feira (26), a população do Vale do Rio Pardo terá que realizar uma importante participação no que diz respeito ao repasse de recursos para a região. Trata-se da Consulta Popular 2020, que inicia na próxima segunda e se estende até o dia 3 de novembro. Nesta semana, os Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) dos 23 municípios do Corede Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) iniciaram a mobilização, que deverá trazer benefícios para os próximos dois anos.

Neste ano, a cédula de votação do Corede Vale do Rio Pardo terá três projetos, todos beneficiando o desenvolvimento rural: 1) o fortalecimento das diretrizes e ações voltadas à prevenção do êxodo rural e da agricultura familiar; 2) fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar; e 3) o fomento a agroecologia e a produção orgânica. Dentro de cada projeto existem diferentes programas que serão definidos para serem contemplados com os recursos.

Conforme definição da Assembleia Regional Ampliada, destes projetos, serão eleitos os dois mais votados. O projeto que tiver a maior votação terá a execução em 2021 e o segundo mais votado, com execução condicionada à receita do Estado, possivelmente em 2022. O valor disponível (execução 2021) será de R$ 371.428,57.

A votação ocorre totalmente digital pelo site da Consulta Popular www.consultapopular.rs.gov.br ou através de SMS (mensagem de texto) para o número 29634 com a mensagem: RSVOTO #título de eleitor #nº do projeto. Estão habilitados a participar os eleitores com domicílio eleitoral no Vale do Rio Pardo, podendo escolher apenas um dos projetos constantes na cédula. Cada eleitor tem direito somente a votar em um projeto e para a votação é necessário o número do título de eleitor.

VOTAÇÃO LOCAL
Em Candelária, para manter a alta participação da população na hora de escolher as demandas, o Comude, em reunião realizada na manhã dessa quinta-feira (22), definiu que a votação terá locais de apoio físico, afim de promover a votação para aquelas pessoas que não possuem internet ou o domínio das tecnologias. Serão entre 20 a 25 locais ainda a serem escolhidos de forma definitiva. Todos os pontos terão medidas de controle à pandemia e sem risco de haver aglomeração.

DEMANDA PREFERENCIAL – Além disso, foi definida a demanda número um como prioridade, a qual é voltada à prevenção do êxodo rural e da agricultura familiar, que, se escolhida, beneficiará o Lepage. No mínimo, o município deverá ter  438 votos válidos para que seja contemplado com os recursos.

Saiba mais

CONFIRA os detalhes para participara da consulta popular 2020:

Votação: de 26 de outubro a 3 de novembro

COMO VOTAR
>> De forma totalmente digital pelo site da Consulta Popular www.consultapopular.rs.gov.br
>> SMS (mensagem de texto) para o número 29634 com a mensagem: RSVOTO #título de eleitor #nº do projeto.
>> Somente eleitores com domicílio eleitoral no Vale do Rio Pardo, estão aptos a votar, podendo escolher apenas um dos projetos constantes na cédula. É necessário o número do título de eleitor.

Locais de apoio para a votação:
>>Casa de Cultura Marco Mallmann, Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Apae, escolas municipais, escolas estaduais e todas as Unidades Básicas de Saúde.
>> O horário fica de acordo com o funcionamento de cada local.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui