Ação na praça celebra Dia da Árvore em Candelária

Atividade consiste na distribuição de sementes e também na troca de mudas de árvore por quilos de alimentos

0
Sementes estão sendo distribuídas de forma gratuita para a população. Foto: Fernando Cezar/JC

Para celebrar o Dia da Árvore, comemorado nesta segunda-feira (21), o Conselho Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) e com apoio da prefeitura está promovendo a primeira edição da Muvuca de Sementes, ato que consiste na mistura e doação de sementes de forma gratuita para a população.

A atividade iniciou nesta manhã, no pátio da prefeitura, quando ocorreu a mistura das sementes de diversas espécies de árvores. Elas foram misturadas junto à areia e colocadas em potinhos de plástico, os quais estão sendo distribuídos à população em frente ao coreto da praça Alberto Blanchardt da Silveira. São estimadas cerca de 500 mil sementes de espécies como Pau-Brasil, Sibipiruna, Coqueiros, Pimenta Rosa, Angico, entre outras.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Alcioní de Castro, o ato está sendo feito também em outras cidades e tem a importância de valorizar o meio ambiente no Dia da Árvore. “É uma forma simples de contribuir com a natureza”, salientou.

Em caso de sobrar as sementes, elas serão plantadas no Parque de Eventos Itamar Vezentini. Também estão sendo trocadas 100 mudas por alimentos, os quais serão revertidos para a campanha Candelária Solidária.

CAMPANHA

No local também está sendo feita a troca de mudas de árvores por alimentos, por meio da campanha MuDá Alimento, promovida pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), que oportuniza aos interessados a troca de 1 quilo de alimento não-perecível por uma espécie de muda nativa. As arrecadações no futuro serão doadas à pessoas que sofrem por necessidades.

Ambas as atividades estão ocorrendo durante toda a tarde e qualquer pessoa interessada pode participar e levar suas sementes ou mudas para casa.

Uma das pessoas que levou para casa as sementes da Muvuca, a manipuladora de alimentos, Eliane Gabe, de 47 anos, que estava junto do seu neto, Bernardo Gabe, destacou a importância de ações como a que está sendo realizada na praça. “É maravilhoso, com as sementes a gente tem uma maneira dar uma esperança para que no futuro a nossa cidade e também nossos pátios fiquem mais verdes , além de ser um meio de semear alegria na natureza”, ressaltou.

Eliane ainda comentou sobre a importância de cada um fazer a sua parte. “Nós adultos temos a relevância de fazer com que ações como essa não parem para que crianças, como meu neto, também colaborem no futuro, e isso é valioso”, destaca.

As ações tem apoio do Sinfucan, Corsan, Afubra, Emater, ITV Urbanismo e Agropecuário Gerson Wohlenberg

A MUVUCA DE SEMENTES:

A muvuca de sementes é uma forma mais barata para recompor a vegetação em áreas de preservação permanente e reserva legal. Com a implantação do código florestal, os dados do ministério do meio ambiente apontam para a necessidade de recuperação de oitenta e cinco milhões de hectares entre áreas de preservação permanente e reserva legal. uma alternativa ao plantio de mudas é a semeadura direta de sementes de espécies nativas. no interior paulista essa técnica foi batizada de “muvuca”, palavra de origem indígena que significa mistura.

A técnica provém da mistura de mais de 30 espécies de sementes nativas, grãos e areia. A prática adotada é a do plantio a lanço, feito por máquinas que trabalham com esteiras. As áreas de plantio precisam estar subsoladas e devem ser gradeadas logo após a semeadura. As sementes também devem sofrer choque térmico antes de serem lançadas na terra. (Fonte – Canal Rural)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui