A chegada da pandemia de coronavírus, em março deste ano, influenciou diretamente no comportamento da população tanto pelas novas normas de higiene como também na hora de cuidar da casa. Com a imposição e a necessidade do isolamento social e de home office, as pessoas tiveram que transformar a moradia em local de trabalho, descanso e entretenimento, o que serviu de gatilho para que uma mudança de perfil na aquisição de itens no comércio varejista fosse registrada: o investimento do consumidor na busca de maior conforto para o lar.
O reflexo deste novo comportamento ocorreu também devido ao impulso dado pelo auxílio emergencial de R$ 600 e R$ 1.200 disponibilizado pela União, que incentivou o consumidor a investir na própria casa e buscar melhorar a qualidade de vida.
De acordo com uma pesquisa encomendada pela empresa de tecnologia para o setor moveleiro, Promob Software Solutions, ao IEMI – Inteligência de Mercado, cerca de 81% dos entrevistados vão fazer algum tipo de compra em busca de conforto, índice bem positivo para o comércio varejista que vem sofrendo desde o início da pandemia.
Tal mudança no comportamento do consumidor também foi verificado no setor varejista candelariense. Nas Lojas Becker, por exemplo, conforme com o gerente Ricardo Silva, a venda da linha de eletrônicos, como TVs, celulares e notebooks, além de estofados, como sofás e colchões teve um crescimento de 10% a 15% no primeiro semestre do ano, principalmente durante a pandemia. “Como as pessoas acabam ficando muito em casa, o consumidor pensa em comprar um sofá melhor, uma TV maior e com mais recursos, como as Smarts, não que elas não tenham esses produtos, mas ao passar mais tempo utilizando passam a querer uma experiência melhor, com mais conforto”, ressalta.
Outro detalhe, segundo o gerente do estabelecimento comercial, é referente ao aumento pela procura também pela linha de informática, como os já citados notebooks e celulares. De acordo com ele, muitas pessoas estão trabalhando em casa, o que incentivou a procura por itens melhores. Outro fator é a falta de opções de lazer para as pessoas durante o final de semana, o que fez com a procura por telefones mais atuais aumentasse, principalmente pela população mais jovem. “A gente nota que há uma boa procura por esses itens, seja para o trabalho ou para ficar conectado nas redes. É uma busca por facilidade que impulsiona essa situação”, salientou o gerente.
CONFORTO
Na loja Bino Colchões, especializada na venda de colchões e estofados, a mudança de comportamento do consumidor também foi notada pelo proprietário Luiz Felipe Bald. Conforme ele, os clientes têm procurado ainda mais os produtos da linha nesse período de pandemia, principalmente móveis como poltronas, ou mesmo colchões para uma melhor noite de sono. “Por estar mais em casa nos últimos meses, o consumidor passou a dar mais valor ao seu lar. No entanto, a procura é mais específica por produtos mais em conta, que não prejudicam tanto o orçamento, como as poltronas, que auxiliam na decoração do ambiente”, comentou.
Lojas têm incremento de vendas via internet
busca por conforto também vem ocorrendo na hora de realizar as compras. Segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as compras via internet aumentaram cerca de 40% durante o período da pandemia. Só a aquisição de eletrodomésticos e móveis e decoração cresceram, juntos, 72,9%.
Na Quero-Quero, como explica o gerente Cléverson Karnopp, a principal mudança sentida no estabelecimento desde o início da pandemia foi a procura pelo comércio digital para fazer a aquisição de produtos. “Nossa venda no site aumentou muito, assim como pelo Whatsapp. A procura é por toda a linha, inclusive materiais de construção, o cliente pede e mandamos as informações, como medidas, imagens do produto, valores, tudo para levar mais facilidade ao cliente”, ressaltou.
Karnopp ainda enfatiza que o comércio virtual deve continuar, mesmo com o fim da pandemia. “A tendência é aumentar ainda mais com o passar do tempo, é uma maneira mais cômoda de os clientes encontrarem os produtos, além da facilidade na hora da compra”, destaca.
NA PALMA DA MÃO
Nas Lojas Becker, também foi registrado um aumento nas vendas on-line. Conforme o gerente Ricardo Silva, a facilidade no acesso às redes sociais auxiliam tanto na venda como na compra. “As pessoas ficam em casa, e recebem tudo no celular, na palma da mão, então acontece de elas se interessarem por um produto e adquirirem. Aí elas só têm o trabalho de buscar na loja, sem restrição alguma”, ressalta.