
Este final de semana será de testagens em Candelária. Isso porque, o município volta a receber mais uma rodada de testes da pesquisa Covid VRP, organizada pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Pardo (Cisvale), em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul. A aplicação dos testes será realizada no sábado (15) e no domingo (16), e visa estimar, com base na coleta de dados, quantos moradores da região já foram infectados pela covid-19, a partir do reconhecimento da soroprevalência da doença, que se dá a partir da detecção da produção de anticorpos no sangue da pessoa que já entrou em contato com o vírus.
Nesta segunda rodada de testes, a exemplo da semana passada, estão previstas a aplicação de 1.063 exames de teste rápido em moradores dos 14 municípios consorciados com o Cisvale, assim como foi na primeira etapa, realizada nos dias 1º e 2 deste mês. Em Candelária, 93 testes devem ser novamente feitos, em moradores tanto da zona urbana, como da zona rural.
A aplicação dos testes deve seguir o mesmo modelo executado há duas semanas. Nove coletadores, todos técnicos em enfermagem ou enfermeiros que já atuam nas unidades básicas de saúde do município, devidamente identificados, farão as visitas às residências, as quais serão previamente sorteadas dentro dos setores censitários do município.
Na residência, os moradores respondem um questionário e novamente passam por um novo sorteio para definir quem será submetido ao exame. A testagem é feita de forma rápida, a partir da coleta de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo da pessoa escolhida.
As visitas dos profissionais de saúde às residências iniciam às 8h em ambos os dias de aplicação e se estende até o período da tarde. Em caso de algum morador apresentar teste positivo, os demais residentes do domicílio também serão testados. A informação é encaminhada até a vigilância em saúde que irá seguir com as orientações e os protocolos que devem ser seguidos pela família.Todos os profissionais estarão utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como avental descartável, máscara, luvas, e outros materiais necessários.
A pesquisa, que conta com a parceria da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), e apoio da Philip Morris Brasil, é dividida em quatro etapas, que serão realizadas a cada 14 dias. Ao todo serão aplicados 4.252 mil testes rápidos em todas as etapas. A última etapa é prevista para ocorrer nos dias 12 e 13 de setembro
Candelária teve dois casos positivos
A primeira rodada de testes aplicados na região teve os resultados apresentados semana passada. Nesta etapa, os resultados apontaram uma previsão de que 10.446 mil pessoas tenham adquirido anticorpos para o vírus, no Vale do Rio Pardo. Do total de 1.066 testes feitos, 31 exames resultaram em confirmação de contágio por coronavírus, dois deles em Candelária, onde foram realizadas 93 testagens.
O número indica que, do total de pessoas submetidas às testagens, 2,9% adquiriram anticorpos dos tipos IgM, que identifica as células virais entre sete e 10 dias após a contaminação, ou IgG, no qual a pessoa adquiriu o vírus há pelo menos três semanas e já está, possivelmente, imunizada.