Com o objetivo de resgatar a história e ainda promover uma celebração em prol dos 50 anos de fundação do Grupo Escoteiros Botucaraí, comemorados nesta terça-feira (7) membros do grupo organizaram uma exposição que conta, a partir de documentos, símbolos e fotos, a trajetória de um dos mais importantes grupos do movimento escoteiro do Rio Grande do Sul.
A exposição apresenta os primeiros documentos do grupo, também os certificados de fundação e de primeiros eventos os quais os escoteiros participaram no Estado, registros de reuniões e a lista dos primeiros participantes. Além disso, conta com documentos feitos em pedaços de couro, que remetem aos primeiros incentivos para construção da sede. Tudo foi recuperado em uma pesquisa de mais de três anos para ser apresentado nesta data.
A mostra também traz aos visitantes um pouco do legado deixado pelos antigos componentes do grupo escoteiro candelariense, como as insignias e distintivos utilizados pelos membros no passar do tempo, as bandeirolas das patrulhas, bem como os lenços usados por cada geração de escoteiros que participou do grupo. Ainda, estão dispostas as bandeiras dos países onde integrantes do Grupo Escoteiros Botucaraí já visitaram, como Canadá, Bolívia, Argentina, Estados Unidos e Portugal.
Durante a manhã, na presença de várias pessoas que ajudaram a formar o grupo, como os primeiros jovens escoteiros, chefes e escoteiros adultos. Eles participaram de uma cerimônia de acendimento do testemunho, que é aceso apenas em ocasiões especiais, como a data de aniversário. Além disso foi apresentado o novo lenço do grupo, que contém uma nova insígnia que representa os 50 anos do grupo. A última mudança havia sido feita há 10 anos, no quadragésimo aniversário dos Escoteiros Botucaraí.
A exposição, devido à pandemia de covid-19, está restrita à pessoas que em algum momento já participaram do movimento escoteiro, seja do passado, como do presente. A ideia é que as pessoas utilizem de um ambiente mais controlado para que se evite aglomerações e também possam comemorar a data do cinquentenário. Foi disponibilizado álcool gel e todos os cuidados foram tomados. Para visitar, basta entrar em contato com os integrantes do grupo, pela página do facebook.
No futuro, a expectativa é de que seja realizada uma festa. Esta foi adiada também em virtude da pandemia de coronavírus.
IMPORTÂNCIA
Conforme um dos chefes do Grupo Escoteiros Botucaraí, Carlos Nunes Rodrigues, que faz parte do grupo desde o ano de 1972, além de poder fazer uma homenagem aos 50 anos do grupo, a exposição traz uma oportunidade de poder relembrar da importância do movimento na Terra do Botucaraí. “É uma satisfação poder estar dentro do grupo esse tempo todo e oportunizar a formação de caráter dos jovens com metodologias baseadas em jogos educativos, acampamentos e atividades de vários segmentos. Vejo estes 50 anos como uma caminhada satisfatória de uma história gloriosa e reconhecida”, afirmou
Um dos primeiros participantes do grupo, que ingressou no ano de 1971, Cláudio Luiz Petermann, ressalta que é sempre uma satisfação poder fazer parte do grupo, e mais do que isso, poder deixar um legado para as pessoas que forem participar no futuro. “Eu participei, meus filhos participaram, então poder ter feito parte marcou e significou muito, foi uma bela escola”, salientou.
História
Fundado em 7 de julho de 1970, o grupo teve os seus primeiros passos de estruturação em 1969, na Igreja Sinodal, quando foram feitas as primeiras reuniões com integrantes de vários segmentos do município. Com o passar do tempo, foram formadas as primeiras patrulhas e, depois de estruturado, o seu primeiro registro oficial. A sede foi construída cerca de 10 anos depois, em 16 de julho de 1980, no local onde existe até hoje.