Gabinete de prevenção à covid-19 quer acabar com aglomerações

Nos finais de semana, a população não tem respeitado o isolamento social e provocado diversos aglomerados no centro

0
Noite candelariense faz parecer que cidade é imune ao novo coronavírus. Foto: Bruno Alencastro/Agencia RBS

Movimento intenso , consumo constante de bebidas alcóolicas e aglomerações na principal avenida da cidade. Assim tem sido a noite candelariense, principalmente aos finais de semana, durante a pandemia de coronavírus. Sem fiscalização incisiva por parte do poder público, e também falta de colaboração e bom senso das pessoas que tem furado o isolamento social, os grandes aglomerados têm chamado a atenção de quem circula pela região central e tem virado até pauta em grandes veículos de comunicação do estado.

Com o aumento de casos no país e no Estado, assim como também no município, que já tem 10 registros positivos de covid-19, a expectativa de boa parte da população e também do Gabinete de Prevenção e Enfrentamento ao Covid-19 era de que a comunidade respeitasse o isolamento e que reuniões, como a presenciada nos finais de semana, diminuíssem com o passar do tempo. No entanto, a realidade é bem diferente. Quanto mais o tempo passa, mais pessoas estão frequentando bares, ocupando calçadas e gerando aglomerados, como se a vida estivesse normal.

Para que a situação não piore e mais casos de covid-19 sejam registrados no município, nessa terça-feira (23), os integrantes do Gabinete de Prevenção e Enfrentamento à covid-19 se reuniram na busca de alternativas para dificultar ou até evitar que as aglomerações voltem a acontecer no centro do município.

MEDIDAS
Entre as definições, ficou prevista uma ampliação na fiscalização, com a criação de um decreto ou projeto de lei que possibilite uma efetividade maior, tanto dos fiscais da prefeitura como também da Brigada Militar, no combate a este tipo de situação, com a utilização do bafômetro em motoristas que circulem pela região e também com a autuação conforme o Artigo 268 do Código Penal, que é voltado à infração de determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

Como as tratativas são recentes, outras possíveis ações ainda estão sendo estudadas pelo Gabinete de Crise, e em processo de definição do que realmente será efetivado. Contudo, já há a perspectiva da criação de um decreto que restrinja a utilização de estacionamento a partir de um determinado horário em algumas ruas centrais, e também a proibição do consumo de bebidas alcóolicas em vias públicas. As medidas têm como objetivo reduzir aglomerações nas ruas e ainda respaldar uma fiscalização mais rigorosa.

De acordo com o secretário de Administração e coordenador do gabinete de Prevenção, Dionatan Tavares, a ideia do poder público não é punir com uma medida excessiva a população, mas sim tentar conscientizar as pessoas de que não é hora de realizar este tipo de festividade. “A prefeitura não pode sair prendendo e surrando todo mundo, então usamos as armas que temos, uma delas é a conscientização, fazer as pessoas entenderem, restringir por um determinado tempo, porque sabemos que lá na frente, se fizermos nossa parte, tudo vai voltar ao normal, mas está bem difícil, estamos quase perdendo a paciência”, salientou.

Canal de WhatsApp deverá ser usado para denúncias

O coordenador do Gabinete de Crise, Dionatan Tavares, destacou que há um número de WhatsApp preparado e pronto para ser utilizado como canal de denúncias de covid-19, no entanto, ainda não foi colocado em operação devido a situação calma em que a cidade se apresentava, sem casos registrados por quase 20 dias e região na bandeira amarela do modelo de Distanciamento Controlado do governo do estado.

Agora, com um nível de alerta maior e também infrações visíveis nas ruas candelarienses, principalmente à noite, a expectativa é de colocar o sistema em funcionamento, no entanto, deverá ocorrer uma orientação para que apenas descumprimentos do que está na lei sejam denunciados. “A maioria das denúncias hoje, não estão alinhadas com a finalidade, então é um problema, por isso precisaremos, antes de disponibilizar a linha, filtrar o que pode ser denunciado e assim dar um direcionamento para a população da maneira correta de fazer a denúncia”, explicou o coordenador.

FISCALIZAÇÃO
Até o momento, a fiscalização tem agido de forma incisiva nos estabelecimentos comerciais. Foram mais de 200 visitas efetivas, das quais apenas dois lugares receberam notificações por não cumprirem o regramento de utilização de máscaras. “Efetivamente não podemos reclamar, o comerciante está entendendo o momento, e não quer piorar a situação, porém, o cidadão, na sua individualidade, parece que não mede as consequências dos atos e faz como bem entende”, ressalta Tavares.

Brigada Militar realizou ação para combater junções no Centro

No último final de semana, com o intuito de combater e dispersar um pouco os frequentadores do Centro da cidade, a Brigada Militar de Candelária realizou uma ação visando a segurança pública das pessoas que estavam na região. Como resultado, entre os dias 19 e 21 de junho, foram 16 infrações de trânsito constatadas, cinco veículos foram removidos por irregularidades e duas CNHs foram recolhidas.

Conforme o capitão da 4ª Companhia da Brigada Militar de Candelária, Ricardo Antonio Garske Mori, a ação, além de cumprir o seu papel, também auxiliou na dispersão das pessoas que estavam no Centro. “Estamos junto do Gabinete de Prevenção e temos o intuito de alertar os fiscais, bem como prestar apoio quando necessário, como nesta última ação, onde fiscalizamos e autuamos as pessoas que cometeram infrações”, ressalta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui