
Desde o início do mês de junho, a população de Candelária já pode contar com um serviço que desde o início da pandemia de coronavírus havia sido suspensa pelo Ministério da Saúde: as vacinações de rotina. A imunização foi interrompida para evitar grandes aglomerações e a disseminação da covid-19 em ambientes de atendimento à saúde da população. Em um primeiro momento, foi pensada a disponibilidade de serem apenas realizadas as imunizações essenciais, mas como o fluxo de procura estava tranquilo, todas as vacinas puderam ser ofertadas desde então.
Por enquanto, as vacinas estão sendo disponibilizadas apenas no Pam Central, mas a partir do mês de julho deverão também ocorrer nas outras unidades de saúde do município (ESFs do Rincão Comprido, Marilene e Ewaldo Prass), em calendário ainda a ser definido. Nestes postos, todas as vacinas poderão ser feitas, exceto a BCG, destinada à recém nascidos. Essa imunizante será ofertada somente na unidade do Centro de Candelária.
A retomada das vacinações, segundo a enfermeira responsável pelo setor de imunizações, Franciele Schwantz, tem grande importância para evitar atrasos no calendário vacinal das crianças. “É muito bom que retornou, pois com o atraso, ficamos sem saber o que está em dia, e as crianças sem acompanhamento, então foi necessário esse retorno”, destaca.
RETOMADA
As imunizações vêm sendo realizadas com todos os cuidados e protocolos necessários de higienização e distanciamento social. A partir disso, a rotina de funcionamento foi modificada para dar mais segurança às famílias atendidas e aos profissionais que fazem o atendimento. Agora, somente um acompanhante pode acessar o interior da unidade de saúde, e a cada aplicação de vacina, o ambiente é higienizado, e quando há muita procura em um mesmo horário, a orientação é para que as pessoas não se aglomerem dentro do saguão de espera, fiquem do lado de fora, ou retornem em um outro horário do dia.
Segundo Franciele, boa parte das famílias tem compreendido as orientações. “Às vezes os pais chegam com algum recém- nascido e querem estar os dois presentes junto na hora da vacinação, e isso não pode mais ocorrer, então explicamos é uma medida necessária para evitar aglomerações no ambiente, lembrando sempre que não é para eles se sentirem ofendidos, mas sim para respeitar o protocolo”, explicou. As imunizações ocorrem de segunda a sábado, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Vacinação contra a gripe ainda continua
Se estende até o próximo dia 30 de junho, a campanha de vacinação contra a gripe. Em Candelária, até o momento, 7.161 pessoas foram imunizadas, de um total de 9.421, o que representa 76,1 %. A meta é atingir 90% em todos os públicos-alvo. Apenas os idosos, com 104,92%, e os profissionais da saúde, com 91,29% conseguiram atingir o objetivo.
Por esta razão, a enfermeira responsável pela vacinação reforça o pedido para que as pessoas procurem as unidades de saúde e façam a aplicação, principalmente para que os pais levem os seus filhos de seis meses a 6 anos para fazer a vacina, visto que apenas 920, das 2.016 crianças (45,63%), foram imunizadas no município. “São muito poucas imunizações, seja por resistência dos pais, e por isso estamos reforçando, que é imprescindível de eles virem, pois é importante para seus filhos, não só devido à gripe, mas pelas complicações que o vírus causa”, destaca. Adultos de 55 a 60 anos, gestantes e puérperas, também não alcançaram a meta, e devem procurar fazer a vacina.
SAIBA MAIS
Confira as vacinas disponíveis para aplicação:
>> Meningo C – Crianças
>> Hepatite B – Crianças a partir dos 7 anos e adultos
>> VIP – Crianças
>> VOP – Crianças
>>Pentavalente – Bebês de 2, 4 e 6 meses
>>Pneumo 10 – Crianças
>> DTPA – Gestantes
>> DTP – Crianças
>> BCG – somente deve ser feita nas sextas pela manhã, destinados apenas a recém nascidos.
>> MENIGO ACWY – vacina nova – imuniza adolescentes de 11 à 12 anos contra vários tipos de meningite
>> DT – Adultos
>> Hepatite A – Crianças
>> HPV – adolescentes
>> Febre Amarela – somente nas terças e quintas (dia todo)
>> Triplice Viral