A situação do asfalto da VRS-849, estrada de acesso ao Balneário Carlos Larger, tem pautado as rodas de conversas de muitos candelarienses há um bom tempo. E não é para menos. O calor dos últimos dias tem levado muitos a buscarem refúgio na prainha. Diante desse cenário, o movimento começa a aumentar gradativamente e os problemas do trecho ficam evidentes.
Por conta das chuvas dos últimos meses, a situação se agravou. Quase toda a extensão da via está tomada por verdadeiras crateras . Essas anomalias dificultam a vida do condutor e provocam dor de cabeça.
Para desviar dos buracos, os motoristas são obrigados a realizar manobras perigosas, o que inclui invadir o sentido contrário. Mesmo com a atenção redobrada, não é difícil encontrar pessoas que já tiveram as rodas ou suspensão dos veículos danificados. Relatos de vizinhos do local dão conta de que recentemente uma idosa se machucou ao sofrer uma queda de bicicleta no local após perder o controle.
EM NOVAS MÃOS?
Esses fatores fizeram com que o prefeito Paulo Butzge (PSB) procurasse o deputado estadual Adolfo Brito (Progressistas) em busca de auxílio para resolução do histórico problema. A comitiva foi composta também pelo presidente da Câmara Marco Antônio Larger e o vereador Celso Gehres, do mesmo partido do parlamentar, além do vice-prefeito Nestor Ellwanger.

O prefeito manifestou o interesse da cidade em assumir a estrada de acesso ao balneário, cuja responsabilidade atualmente é do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). O órgão afirma não possuir dinheiro em caixa para fazer uma recuperação completa da via. Com a ajuda de Brito, deverão ser feitos encaminhamentos junto ao órgão e ao governo do Estado para a municipalização do trecho.
De acordo com o chefe do executivo, se o trecho for concedido para a administração municipal, o monitoramento das condições vai passar a ser feito com uma regularidade maior. A partir disso, a manutenção vai ser periódica e mais eficaz. Enquanto não há uma decisão sobre o futuro da VRS-849, a ordem é fazer um mutirão para cobertura dos numerosos buracos, o que já está acontecendo.
Para isso, foi feito um acordo. O Daer entrou com as máquinas e os trabalhadores. O executivo , por sua vez, disponibilizou cerca de 20 toneladas de massa asfáltica.