O prefeito de Candelária, Paulo Roberto Butzge, emitiu, no fim da tarde desta quarta-feira (18), novo decreto com medidas complementares de prevenção e enfrentamento ao coronavírus. As adequações levaram em conta uma nota de esclarecimento apresentada pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), nessa terça-feira (16).
A orientação dos órgãos estaduais foi de que houvesse a suspensão das aulas de toda a Educação Básica a partir desta quinta-feira (19). Isso compreende alunos matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Para atender a essa sugestão, o município reiterou o texto, determinando que todas as crianças de 4 meses a 5 anos e de todas as séries do Ensino Fundamental estão dispensadas das aulas a partir desta quinta e por tempo indeterminado.
OUTRAS MEDIDAS
O novo decreto ainda determina a suspensão temporária, por prazo indeterminado, da agenda de coleta de CP de rastreamento; realização de mamografias de rastreamento; do grupo de gestante na APS e no Hospital Candelária; da realização de curativos de feridas crônicas em idosos; de qualquer atividade coletiva com obesos, bariátricos, puericultura e oficinas terapêuticas; e do atendimento odontológico eletivo.
Outro ponto importante do decreto é a dispensa de licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Essa medida é temporária e se aplica apenas enquanto houver emergência de saúde pública.